Em destaque

O melhor pão de leite chama-se Hokkaido

Hokkaido é uma ilha japonesa que dá o nome a este pão de leite super fofo, característico pelo seu miolo de cor branca, que praticamente se desfia quando cortamos pedaços com a mão. A receita é do chef Rui Ribeiro.
Receita sugerida pelo chefe de cozinha Rui Ribeiro, do blogue Faz & Come

Ingredientes

Farinha T55 sem fermento 375 g
Água 100 ml
Leite 125 ml
Fermento fresco de padeiro 15 g
Açúcar 60 g
Sal fino 1 colher de chá
Ovo Inteiro 1 + 1 gema
Manteiga à temperatura ambiente 30 g

Preparação

A principal característica deste pão que podemos comparar com um brioche, é a utilização de tangzhong, uma mistura de farinha cozinhada em água, que lhe confere uma consistência única.

Comece por preparar o tangzhong, misturando a água com três colheres de sopa rasas de farinha num tachinho. Leve ao lume, numa potência média, sem parar de mexer, até engrossar. Irá ficar uma espécie de pasta branca e brilhante. Reserve até arrefecer.

Numa taça, misture o leite morno, o açúcar e o fermento. Misture com um batedor ou com um garfo, e deixe repousar durante cerca de 20 minutos, ou até começar a fazer espuma. Este passo irá ativar o fermento.

Na taça da batedeira, ou no robô de cozinha, coloque a farinha, o ovo inteiro, a mistura de leite, açúcar e fermento e o tangzhong. Comece a amassar e, passados dois minutos, adicione o sal.

Amasse durante cerca de cinco minutos, se o fizer na batedeira com o acessório gancho, ou durante três minutos, se preferir usar o robô de cozinha.

Adicione a manteiga amolecida e amasse por mais dez minutos na batedeira ou quatro minutos no robô. Deverá obter uma massa lisa e elástica que, ao puxar com os dedos, não quebre, mas forme uma espécie de um véu. Pode visualizar aqui o que se pretende.

Retire a massa para a bancada da cozinha, sem farinha e forme uma bola.

Para trabalhar a massa, unte uma taça com um pouco de óleo e deposite nela a bola de massa. Cubra com um pano ou película aderente (outro truque é usar uma touca de duche daquelas em plástico que costumam ter nos hotéis, pode guardá-la, sem usar, para este efeito) e deixe levedar durante uma a duas horas, até que duplique o seu volume.

Depois de levedada, espalme ligeiramente a massa e divida-a em pequenas porções, em função da forma que utilizar. Para uma forma tipo bolo inglês com 30 cm de comprimento, por exemplo, eu divido em oito porções.

Depois, estique cada porção de massa e enrole-a sobre si ou, se achar mais fácil (eu faço assim), faça pequenas bolas.

Cozer: unte a forma com manteiga, ou forre-a com papel vegetal e deposite nela os rolinhos ou bolinhas de massa. Não se assuste se parecer que são demasiado pequenas, este pão cresce muito!

Deixe levedar novamente até que a massa atinja, pelo menos, a altura da forma.

Então, ligue o forno nos 160 ºC.

Misture a gema restante com uma colher de chá de água ou leite e, com muito cuidado, pincele o pão.

Leve ao forno durante cerca de 30 minutos. Para saber se está cozido, desenforme-o e bata com os nós dos dedos na base, que deverá soar a oco. Caso necessário, coloque no forno por mais cinco minutos.

Deixe amornar este pão muito fofo antes de retirar pedaços, com as mãos, como se fossem nuvens.

Desfrute dele assim, ao natural, com manteiga, creme de chocolate ou compota. Experimente este creme de cacau saudável.

Se preferir, corte-o em fatias e prepare as sanduíches mais fofas de sempre.

Notas: se não tiver batedeira ou robô de cozinha, amasse o seu pão à mão, na bancada de cozinha. Não adicione mais farinha, pois a massa estará pronta quando se descolar das suas mãos e da bancada. Se quiser acelerar o processo de fermentação, pode colocar a massa no forno a uma temperatura entre os 30 ºC e os 40 ºC, ou na função “levedar” do seu forno a vapor.

Receita do parceiro

Em destaque