Em destaque

Folar de páscoa alentejano (Bolo Finto)

Este é um dos folares mais aromáticos, inebriante nos aromas que liberta a canela, erva-doce e aguardente. Pode comê-lo simples, ou morno, barrado com uma fina camada de manteiga

Ingredientes

Leite, morno 125 ml
Fermento de Padeiro 25 g
Ovos 8(7 para a massa + 1 para pincelar)
Açúcar 250 g + um pouco para polvilhar
Azeite 100 ml
Aguardente 60 ml
Canela 1 colher de chá
Erva-doce em grão 1 colher de chá
Sal Uma pitada
Farinha sem fermento 1 kg + um pouco para polvilhar

Preparação

Dissolva o fermento no leite morno. Numa taça grande, bata 7 ovos com o açúcar. Adicione o leite com o fermento, azeite, aguardente, canela, erva-doce e o sal.

Adicione a farinha aos poucos e amasse bem, até obter uma massa homogénea e elástica, cerca de dez minutos. Pode usar a batedeira elétrica equipada com o gancho para massa de pão.

Cubra a taça com película aderente, ou com um pano de cozinha limpo, coloque num local quente e resguardado e deixe levedar durante 6 horas.

Ao fim deste tempo, forre dois tabuleiros de forno com papel vegetal e polvilhe com farinha. Deite a massa numa superfície de trabalho polvilhada com farinha. Polvilhe a massa com um pouco mais de farinha, faça uma bola e divida-a em 8 partes iguais. Pegue em cada uma destas partes e faça uma pequena bola, polvilhando com farinha, se necessário, para não pegar nas mãos. Vá colocando os bolos nos tabuleiros preparados, separados cerca de 10 cm uns dos outros. Polvilhe com farinha e cubra com um pano de cozinha limpo. Deixe repousar 3 a 4 horas num local quente e resguardado para crescerem.

Pré-aqueça o forno a 180º C. Pincele os bolos com ovo batido, faça um golpe em forma de cruz na superfície com uma faca afiada ou uma tesoura e polvilhe com açúcar. Coza no forno pré-aquecido durante aproximadamente 30 minutos, ou até estarem cozidos e dourados.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.