com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €29,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Doce de ameixa Rainha Cláudia com vinho do Porto e tomilho

Com o fim do verão a aproximar-se rapidamente é altura para guardar os seus aromas e memórias num frasco para recordar mais tarde

Ingredientes

Ameixas Rainha Cláudia maduras, descaroçadas e cortadas em pedaços pequenos 1 kg (cerca de 1,1 kg antes de preparadas)
Açúcar 750 g
Vinho do Porto 3 colheres de sopa (45 ml)
Hastes de tomilho fresco 2 unidade

Preparação

Coloque as ameixas e o açúcar num tacho ou caçarola larga, envolva bem e deixe macerar durante 1h30, juntamente com o vinho do Porto.

Coloque duas colheres no congelador.

Após este tempo, junte o tomilho e deixe levantar fervura em lume médio-alto, mexendo até o açúcar se dissolver por completo. Reduza a intensidade do lume e deixe fervilhar em lume baixo durante 20 minutos, mexendo ocasionalmente.

Esmague um pouco as ameixas (com um esmagador de batatas, por exemplo) e cozinhe durante mais dez minutos. Caso goste de um doce mais fino, sem pedaços de fruta, pode usar a varinha mágica.

Retire uma colher do congelador e coloque um pouco de doce nas costas da colher. Se o doce aguentar a forma ou escorrer muito ligeiramente, está pronto. Caso contrário, deixe cozinhar mais cinco minutos e repita o teste. Guarde o doce de ameixa Rainha Cláudia ainda quente em frascos esterilizados e deixe-os a arrefecer virados para baixo (vai criar vácuo e prolongar a validade do doce).


Esta receita insere-se num plano de cozinha tendente ao Desperdício Zero. Este, embora seja uma meta, a de reduzir os resíduos e desperdícios ao mínimo, também é um caminho. Neste, há objetivos: não descartar partes dos alimentos que são ricas nutricionalmente, preferir alimentos a granel, reaproveitar. Sempre que não for possível incorporar na receita as cascas e os talos, reaproveite-os em caldos de vegetais, base para outras confeções como sopas. Procure formas criativas para reaproveitar embalagens de cartão e vidro. Reduza a utilização dos aparelhos de cozinha ao indispensável. Bom proveito.

Doce de ameixa Rainha Cláudia com vinho do Porto e tomilho

Dicas

Para descaroçar as ameixas: com a ameixa em posição vertical, corte-a longitudinalmente e rode as duas metades em sentidos opostos, separando-as. Retire o caroço. Prefira um tacho largo. Vai aumentar a área de contacto do doce com o calor do lume e vai demorar menos tempo a cozinhar.
Receita do parceiro

Em destaque