com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Cheesecake de framboesa e pistácio

Para preparar de véspera, este doce fica bem numa mesa de festa devido às suas cores alegres

Ingredientes

Base
Bolachas (Maria ou digestivas) 100 g
Pistácios sem casca 20 g
Manteiga (magra) 40 g
Cheesecake
Queijo creme tipo Philadelphia 200 g
Fromage blanc (20%) ou quark 350 g
Crème fraîche espessa 100 g
Açúcar amarelo 150 g
Pasta de baunilha 1 colher de chá ou 1 vagem raspada
Ovos 3
Amido de milho 2 colheres de sopa
Sal 2 pitada
Extrato de baunilha 1 colher de café
Framboesas 50 g
Cobertura
Pistácios sem casca 75 g (= 150g de pistácios com casca)
Framboesas frescas 250 g
Doce de alperce 2 colheres de sopa

Preparação

Forrar a base de uma forma com fundo amovível (20cm) com papel vegetal. Pincelar ligeiramente com óleo vegetal a lateral ou aro da forma. Pré-aquecer o forno a 160º. Colocar um recipiente com água na base do forno (para criar vapor e evitar que o cheesecake fenda durante a cozedura).
Escaldar os pistácios uns segundos em água a ferver e retirar-lhes a pele (opcional). Triturar grosseiramente e reservar.
Thermomix – Bimby: Colocar as bolachas e os pistácios no copo e pulverizar uns segundos na vel. 9. Juntar manteiga e misturar 15 seg /vel. 6. Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico. Entretanto, colocar no copo queijo creme, o crème fraîche, o açúcar, o sal e a baunilha e misturar na vel. 3 até ficar homogéneo. Juntar os ovos um a um, misturando na mesma velocidade entre cada adição. Juntar as framboesas e o amido de milho peneirado e misturar na vel. 3 até obter um creme homogéneo.
Tradicional: Triturar as bolachas e os pistácios. Juntar manteiga amolecida e misturar bem. Espalhar a bolacha uniformemente no fundo da forma pressionando com a ajuda de um copo para alisar. Reservar no frigorífico. Entretanto, colocar numa taça o  queijo creme, o crème fraîche, o açúcar, o sal e a baunilha e bater até ficar homogéneo. Juntar os ovos um a um, batendo entre cada adição. Juntar as framboesas e o amido de milho peneirado e bater na velocidade máxima até obter um creme homogéneo.
Verter o creme na forma e levar ao forno (na grelha do meio) os primeiros 15 min. a 180ºC e depois  baixar para 160º e deixar cerca de 50 minutos. Deixar arrefecer no forno e colocar no frigorífico durante uma noite. No dia seguinte, desenformar passando uma faca nas laterais da forma. Levar o doce de alperce ao lume com uma colher de sopa ou duas de água até ficar mais diluído. Pincelar as laterais do cheesecake com doce de alperce e com a mão espalhar os pistácios nas laterais até ficar tudo preenchido. Pincelar o topo com doce de alperce, decorar com framboesas e pincelar novamente as framboesas com o doce.

Dicas

Uma das regras básicas do cheesecake é prepará-lo de véspera e deixá-lo no mínimo 24h no frigorífico antes de servir. Para uma versão mais leve, prefiro usar o queijo creme tipo Philadelphia em menor quantidade e juntar fromage blanc, suissinhos naturais ou quark, que se podem encontrar nos supermercados E.Leclerc, Intermarché, Jumbo, Aldi, Lidl a um preço mais acessível. Fica bem mais leve e menos enjoativo.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.