com o apoio MEO
Adere à fibra do MEO desde €32,99/mês. Exclusivo Online.

Em destaque

Bolonhesa de lentilha com segredo

“Quando fiz a transição na minha alimentação durante a qual, entre outras coisas, deixei de comer carne, adaptei pratos que já fazia e me davam conforto, criando versões vegan e mais saudáveis, mas tão ou mais deliciosas. A bolonhesa de carne é um deles e faz parte das minhas memórias de sempre”, adianta Catarina Gouveia no seu livro "Feito com Amor".

Ingredientes

Cebola⁣ 1
Dentes de alho 3
Tomates maduros com pele 3
Xarope de tâmara um fio
Cenoura grande 1
Lentilhas cor de laranja 1 chávena
Azeite
 um fio
Salsa usar a gosto

Preparação

Picamos a cebola e o alho e levamos a refogar lentamente.

Quando a mistura já estiver bem refogada, juntamos o tomate com pele (gosto sempre de usar a pele) e deixamos que cozinhe, em lume brando.

Quando estiverem totalmente desfeitos, passamos a varinha mágica para reduzir o refogado a um puré, obtendo uma polpa de tomate – desta forma, evitamos a polpa de tomate industrializada e conseguimos um prato muito mais saudável. O truque aqui, para sermos bem-sucedidos, é cozinhar sempre em lume brando.

Depois de obtermos a polpa de tomate saudável, temperamos a gosto com sal e pimenta e é aqui que entra o meu segredo: um fio de xarope de tâmaras. A doçura do xarope vai cortar a acidez do tomate, e, ao mesmo tempo, vai fazer-nos querer comer mais um bocadinho de tão apetitoso.

De seguida, juntamos a cenoura cortada em pequenos cubos e as lentilhas, cobrimos com um pouco de água e deixamos cozer muito lentamente.

Quando estiver pronto, servimos com bastante salsa picada e um arroz basmáti integral como acompanhamento.

Esta receita é parte integrante do livro "Feito com Amor" de Carolina Gouveia.

Receita do parceiro
J.M.A

Em destaque