com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Bolo de maracujá e limão com curd de maracujá e chocolate branco

Utilizar maracujá fresco em vez de polpa em lata faz toda a diferença nesta receita. Se não gostar de sentir as sementes, passe a polpa por um coador, tanto para o curd como para o bolo

Ingredientes

Curd de maracujá

Polpa de maracujá 250 ml
Ovos L 2
Gemas de ovos L 2
Limão (sumo9 1/2
Açúcar 140 g
Manteiga partida em cubos (ou Vaqueiro) 90 g

Bolo

Farinha sem fermento 250 g
Fermento em pó 2 colheres de chá
Sal 1 pitada
Iogurte natural tipo grego 2 embalagen
Açúcar 190 g
Ovos L 4
Azeite extra virgem suave ou óleo vegetal (ou Vaqueiro líquida) 110 ml
Polpa da maracujá 3
Limão (raspa) 1

Calda, recheio e cobertura do bolo

Limão (sumo) 1
Açúcar 2 colheres de sopa
Chocolate branco 200 g
Curd de maracujá 2 colheres de sopa bem cheias

Preparação

Curd:

Juntar todos os ingredientes num tacho ou recipiente próprio e levar ao lume em banho-maria (ter atenção para que a água do recipiente de baixo não toque no recipiente que tem os ingredientes). Mexer continuamente, até a manteiga derreter (no início vai parecer uma mistela esquisita, com a manteiga a parecer que não vai unir-se ao resto do preparado, mas não desista: quando ficar bem quente, vai ficar uniforme). Quando a manteiga já estiver praticamente derretida, pode usar o batedor de varas e bater energicamente até engrossar (pode ser necessário aumentar um pouco o lume). Quando sentir que está bem cremoso e opaco, pode retirar do lume e verter para um frasco. Deixe arrefecer antes de usar. Aguenta cerca de 2 semanas no frigorífico.

Bolo:

Pré-aqueça o forno nos 180º. Unte e forre o fundo de uma forma de bolo inglês grande com papel vegetal e unte este também. Numa taça, junte a farinha, o fermento (de preferência peneirados), o açúcar e o sal. Noutra, junte os restantes ingredientes e bata bem. Junte aos poucos os ingredientes líquidos aos secos e mexa só até estarem bem misturados. Verta na forma e leve ao forno cerca de 40-50 minutos ou até um palito sair seco do interior do bolo. Retire, desenforme e deixe arrefecer.

Calda, recheio e cobertura do bolo:

Leve ao lume o sumo de limão com o açúcar até este ficar bem derretido, um minuto ou dois.
Quando o bolo estiver morno ou frio, parta-o a meio com uma faca de serrilha, pique a metade de baixo do bolo com um palito e regue com metade da calda. Barre com uma camada generosa de curd de maracujá. Cubra com a outra metade do bolo, pique esta e regue com a restante calda.
Leve a derreter o chocolate branco em banho-maria e quando este estiver bem fluído, junte-lhe o curd de maracujá. Mexa bem e cubra o bolo. Deixe a cobertura solidificar antes de servir (bem frio fica muito bom). Se for guloso, como eu, sirva cada fatia com uma colherada extra de curd de maracujá.

Dicas

Adaptado do blog Simply Delicious
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.