com o apoio MEO
Veja as melhores ofertas de telecomunicações aqui

Em destaque

Banana bread com nozes, avelãs e chocolate

Pode fazê-lo de véspera ou até com mais antecedência: embrulhado em película aderente ou papel de alumínio, continua húmido e delicioso durante vários dias

Ingredientes

Azeite Gallo Frutado 70 g
Açúcar Amarelo 100 g
Ovos 3
Bananas médias maduras 2
Farinha 55 sem fermento 130 g
Avelãs * 70 g
Fermento 1 colher de sopa
Frutos Secos ** 60 g
Chocolate de culinária (cortado em quadradinhos) *** 50 g

Preparação

Pré-aquecer o forno nos 180ºC.

Para intensificar o sabor da avelã, e porque usei avelãs inteiras, com pele, levei-as numa frigideira anti-aderente ao lume, para as tostar e conseguir mais facilmente retirar-lhes a pele. Depois de tostadas (ter atenção que é um processo rápido), embrulhei-as num pano de cozinha limpo e friccionei o pano na bancada, fazendo as avelãs rasparem umas nas outras, de forma a soltar-se a pele. Pesei 70 g e moí na Bimby, para a farinha, e parti em pedaços os 30 g que sobraram para incorporar mais tarde na massa.

Untar muito bem com azeite ou manteiga e polvilhar com farinha uma forma de bolo inglês (se não quiser correr riscos ao desenformar, forre o fundo com papel vegetal e volte a untar/polvilhar).

Bater o açúcar com o azeite até ficar bem misturado e juntar os ovos, um a um. Juntar as bananas previamente esmagadas com um garfo. Juntar as farinhas (130 g farinha trigo 55 + 70 g farinha avelã) e o fermento. Adicionar por fim os frutos secos e o chocolate. Envolver bem e verter na forma. Levar a cozer cerca de 45-50 minutos.

Deixar arrefecer um pouco e desenformar.

Dicas

* Divida a quantidade de avelã: 70g para a farinha e 30g partidas aos pedaços. ** Os frutos secos (metade nozes e metade avelãs) devem ser partidos em pedaços. *** Substitua o chocolate em pedacinhos por pepitas de chocolate.
Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.