De véspera, tempere o coelho, previamente limpo e cortado em pedaços, com sal, piripíri, os dentes de alho picados, a folha de louro e o vinho tinto. Deixe repousar neste tempero de um dia para o outro, para que os sabores penetrem na carne. Caso não seja possível deixe o coelho repousar nesta marinada cerca de quatro a cinco horas.
No dia seguinte, deite o azeite num tacho e faça um refogado com a cebola picada, vá mexendo até dourar, sem queimar. Acrescente o coelho e a respetiva marinada, envolva bem e deixe o coelho alourar de ambos os lados.
De seguida, acrescente cerca de um litro de água, até cobrir o coelho. Envolva e deixe levantar fervura. Reduza o lume, tape e deixe o coelho cozinhar até ficar tenro, cerca de 30-40 minutos, espete um garfo para verificar. Se o líquido reduzir, acrescente mais um pouco de água ou vinho.
Quando a carne estiver tenra, acrescente a água, o triplo do volume do arroz. Deixe levantar fervura e retifique os temperos a seu gosto. Adicione o arroz e as castanhas, deixe levantar fervura, reduza o lume e deixe cozinhar tapado durante dez a 15 minutos.