com o apoio MEO
Poupe na sua eletricidade com o MEO Energia. Simule aqui

Em destaque

Arroz de carqueja com entrecosto

O arroz de carqueja é um prato típico da gastronomia portuguesa, sendo uma especialidade na região da Beira Baixa. Esta proposta não recorre ao tradicional frango, antes ao entrecosto. Fica, igualmente, uma delícia

Ingredientes

Arroz 2 chávenas
Entrecosto cortado aos pedaços 1000 g
Linguiças 2 unidade
Vinho tinto 1 copo
Dentes de alho 4 unidade
Folhas de louro 2 unidade
Cebola 1 unidade
Carqueja seca 4 ramo
Banha 1 colher de sopa
Azeite adicionar q.b.
Sal e pimenta adicionar q.b.
Piripiri seco adicionar q.b.

Preparação

Faça uma marinada com o entrecosto, vinho tinto, dois dentes de alho cortados às rodelas, uma pitada de sal, piripiri e 1 folha de louro. Deixe a carne a marinar de um dia para o outro, ou durante duas a três horas.

No próprio dia, num tacho, faça um refogado com a cebola picada, dois dentes de alho picados, uma folha de louro, um fio de azeite e a banha. Deixe a cebola amolecer e acrescente a linguiça cortada às rodelas, envolva e deixe cozinhar um a dois minutos. De seguida acrescente o entrecosto e envolva-o no refogado, deixe a carne selar de ambos os lados, virando-a.

Quando a carne estiver douradinha, acrescente o molho da marinada, previamente coado. Deixe levantar fervura, envolva todos os ingredientes, baixe o lume, tape e deixe cozinhar lentamente, cerca de 40 minutos, até a carne ficar macia.

Entretanto faça uma infusão dos ramos de carqueja em um litro de água a ferver e deixe repousar cerca de 15-20 minutos.

Depois da carne cozinhada, acrescente o caldo da infusão da carqueja, devendo ser a quantidade do caldo o dobro mais ½, da quantidade do arroz. Deixe levantar fervura, retifique os temperos e acrescente o arroz.

Deixe cozinhar cerca de 15 minutos. Enfeite com alguns ramos de carqueja, da infusão, e sirva de imediato.

Receita do parceiro

Em destaque

Reparámos que tem um Ad Blocker ativo.

A informação tem valor. Considere apoiar este projeto desligando o seu Ad Blocker.

Pode também apoiar-nos subscrevendo a nossa , as nossas notificações ou seguindo-nos nas redes sociais Facebook, Instagram e Twitter.