É verdade que a semana do Restaurante Week é uma das mais movimentadas do ano no Volver. O menu a 20 euros é convidativo, até porque existe a possibilidade de optar entre ‘Chorizo Y Quinoa’ ou ‘Ovo a baixa temperatura Y Cecina’ na entrada; ‘Tempura de polvo Y tinta de choco’ ou ‘Asado de tira Y Chorizo Argentino’ no prato principal e ‘Cheesecake, Bacon Y Beterraba’ ou ‘Chocolate, Amendoim Y Caramelo’ à sobremesa.

Mas há outras vantagens em escolher este restaurante do Lumiar, seja qual for a época do ano. Por um lado, o estacionamento é relativamente fácil e (ainda) gratuito. Por outro, o ambiente é requintado e sossegado, sem deixar de ser familiar. E, principalmente, porque é um dos melhores restaurantes de carne da capital. Os menus temáticos e as noites de tango completam uma oferta pouco habitual.

A mudança começou há quase 10 anos, quando a família de Alexandra Gameiro tomou conta do Quinta dos Frades, um restaurante histórico do Lumiar, do qual guarda ainda algumas receitas originais como o 'Pato Crocante' (Pato, Chamuça de Foie Gras, Rosti, Tamarindo).

Volver

A forte aposta na carne foi feita a conselho de Chakall, que chegou a estar à frente da cozinha durante alguns anos (daí o “by Chakall” que persistiu na ementa até há pouco tempo). Mas dados os múltiplos projetos do cozinheiro argentino, o Volver foi contratando chefes como Igor Martinho (Chefe Cozinheiro do Ano 2009), entre outros. Mais recentemente, a escolha certa recaiu sobre David Page, que anteriormente passou pelas cozinhas do Eleven, Arola e Cantina da Estrela e que trata as carnes como ninguém.

Para além da Rota de Tapas que periodicamente permite percorrer os bairros históricos de Lisboa e Porto provando diversas especialidades, no Lumiar também há tapas umas a seguir às outras. Mas aqui não precisa de sair do lugar e pode prová-las durante os próximos meses. Com um preço fixo de 20 euros por pessoa e servido apenas ao jantar de segunda a quinta-feira, o "Spicy Taping" inclui especialidades como 'Surf Y Turf', 'Molho Crioulo de Manga', 'Panna Cotta com Pimento e Guacamole', 'Tempura de Polvo, Queijo Brie com Massa Kataifi' (massa de trigo em fios) e 'Quinoa com Crumble de Morcela'.

Neste inverno, o Volver apresenta outra novidade: a ementa “Mais Carne, a mesma Alma” baseada em carnes maturadas. Aqui, as sugestões dividem-se entre o 'Baby Beef' (500g de vazia maturada a 21 dias) com um sabor intenso e lácteo e uma textura estaladiça; o 'Chuletón de Ávila' (650g maturadas a 21 dias), com sabor intenso, lácteo e uma textura estaladiça e amanteigada; e o 'Chuletón de Buey' (1.100g de vaca maturada a 40 dias), com sabor lácteo e frutos secos e com textura firme.

A 'Assadeira da Semana' é outra estreia, ideal para partilhar e que permite escolher diferentes tipos de carne no mesmo prato.

Volver

Atenta às novidades e empreendedora por natureza, Alexandra Gameiro elabora as cartas em conjunto com a equipa de cozinha e aposta na parceria com quem sabe. As mais recentes e espetaculares sobremesas resultam da consultoria com o chefe de pastelaria Joaquim Sousa (formado em Paris e com uma longa carreira no Pestana, Tivoli e The Oitavos). Já a carta de vinhos foi elaborada em conjunto com o consultor João Jorge.

As carnes chegam não só da Argentina como da Austrália, da América, da Nova Zelândia – Alexandra procura as melhores em função do tipo de corte e tem dificuldade em encontrar produtores portugueses que vendam apenas as peças pretendidas. Mas os menus infantis incluem carne barrosã nos hambúrgueres – e também são um sucesso para os mais jovens clientes de Volver.

Texto e fotos: Ana César Costa

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.