Terra de pequenos agricultores, com uma economia agrícola que gira à volta da vinha e do olival, Vila de Frades mantém a tradição de transformar as uvas em grandes vasilhas de barro, chamadas "talhas”. Hoje em dia, a maior parte da produção é entregue na Adega Cooperativa, mas ainda se verifica o consumo agregado para o convívio salutar e para oferecer aos amigos.
Existem também as "tabernas", que produzem o seu próprio vinho. Este é vendido em garrafão, garrafa ou copo, podendo ser saboreado ao balcão e acompanhado por um bom petisco.
É em Dezembro que os "Vinhos Novos" atingem o seu ponto óptimo para consumo. Daí ser altura para a Vitifrades, que festeja o vinho da talha e tudo o que ele representa em termos sociais e lúdicos. Tempo ainda para a realização de colóquios técnicos, divulgação de produtos tradicionais e regionais, como o Azeite, os Enchidos, o Pão e o Queijo; muita animação e, claro, muitos copos.
Não perca no domingo, 7 de Dezembro, a Rota das Adegas com Animação Musical; ou a açorda de honra na segunda-feira, 8, que encerra o programa de festas.
Contactos: VITIFRADES – Associação de Desenvolvimento Local
Largo de S. Brás, n.º 2; 7960-437 VILA DE FRADES
Tel/Fax: 284 441 306; Tlm: 96 5690947: E-mail: geral@vitifrades.net
Vitifrades
Este artigo tem mais de 16 anos
A 11ª edição das festas báquicas em Vila de Frades realiza-se de 5 a 8 de Dezembro, com um programa rico em música, visita a adegas e gastronomia.
Comentários