Os vinhos e o azeite da PNC estrearam-se no mercado em Outubro de 2013, na altura com a marca h’OUR. Um projeto familiar, liderado por João Nápoles de Carvalho, mas partilhado pela sua mulher, Joana Pratas - e cada vez mais pelos filhos de ambos, Teresa e António – que agora se desafia com o lançamento de uma nova marca, a Casa da Esteira.

Neste sentido, chegam ao mercado este fevereiro de 2018 dois rótulos com assinatura da PNC, o Casa da Esteira Reserva tinto 2014 (DOC Douro) e Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015 (DOC Douro).

Do primeiro foram produzidas perto de 2500 garrafas. Trata-se de um blend proveniente de vinhas velhas (idades entre os 42 e 67 anos), com uma mistura, entre outras, das castas Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional. As uvas foram escolhidas na receção na adega, desengaçadas e ligeiramente esmagadas antes da entrada no lagar. A maceração pelicular fez-se com a tradicional pisa a pé. Um néctar que fermentou em cuba de inox, com estágio em barricas usadas de carvalho francês durante 15 meses.

De acordo com o produtor, trata-se de um vinho de “aroma profundo e amplo a fruta madura fresca e ligeiras notas fumadas e tostadas, muito bem integradas, conferindo uma boa complexidade. Na boca é longo, cheio e vivo, mostrando uma estrutura muito elegante, com taninos presentes mas macios, acompanhados por uma concentração de frutos pretos muito bem suportados pela mineralidade, conferindo-lhe uma textura que impressiona durante toda a prova”.

Já o Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015 (DOC Douro), com uma produção a rondas as 1500 garrafas, é um monocasta, 100% Touriga Nacional. As uvas são escolhidas na receção na adega, desengaçadas e ligeiramente esmagadas antes da entrada no lagar. Toda a maceração pelicular é efetuada através da tradicional pisa a pé. Um vinho cuja fermentação foi feita em cuba de inox, com posterior estágio em barricas usadas de carvalho francês durante 15 meses.

 Esteira Reserva tinto e Touriga Nacional, dois durienses com assinatura familiar
créditos: Gonçalo Villaverde

Nas notas de prova, de acordo com informação disponibilizada pelo produtor, realça-se a cor “vermelho rubi e aroma com nariz fresco e sedutor, com delicadas notas de mirtilo, ameixa e frutos silvestres, acompanhados por notas florais muito subtis. Muito elegante no palato. Apresenta taninos polidos que sustentam uma estrutura e corpo conjugados por uma excelente acidez  natural, tornando-o guloso e sedutor”.

Com sede no Douro, a Parceiros Na Criação é uma empresa de produção e comercialização de vinhos e azeite. PNC é a sigla da empresa, cujo nome surgiu com base nas iniciais dos apelidos do casal Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho, parceiros na criação desta empresa familiar. Sob o lema “Chegou a hora de partilhar o que é nosso... O nosso que queremos que seja vosso!”, a PNC apresentou-se no mercado no final de 2013. Na altura com três referências – branco, tinto e azeite – e, posteriormente com mais duas: um monocasta de Touriga Nacional (em 2014) e o rosé (em 2016).

O nome h’OUR nasceu da conjugação do duplo significado: hora e nosso. A escolha de um nome em inglês prendeu-se com a aposta no mercado externo, sem detrimento do nacional. A identidade gráfica foi da autoria da designer Vanda Sequeira e remete para o fruto (a uva redonda e as suas grainhas), o relógio, a partilha e a união, quer na criação, quer na degustação.

“Casa da Esteira: assim é conhecida a casa onde vivemos, uma casa cujas portas são protegidas do sol por esteiras; uma casa erguida por entre vinhas e vales, na Quinta de Montravesso, a poucos quilómetros da aldeia de Barcos, no concelho de Tabuaço, em pleno Douro vinhateiro. Mais do que um espaço físico, a Casa da Esteira representa a união dos quatro elementos da PNC: o João, a Joana (eu) e os nossos filhos, a Teresinha e o António.”, afirma Joana Pratas.

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