Os vinhos e o azeite da PNC estrearam-se no mercado em Outubro de 2013, na altura com a marca h’OUR. Um projeto familiar, liderado por João Nápoles de Carvalho, mas partilhado pela sua mulher, Joana Pratas - e cada vez mais pelos filhos de ambos, Teresa e António – que agora se desafia com o lançamento de uma nova marca, a Casa da Esteira.
Neste sentido, chegam ao mercado este fevereiro de 2018 dois rótulos com assinatura da PNC, o Casa da Esteira Reserva tinto 2014 (DOC Douro) e Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015 (DOC Douro).
Do primeiro foram produzidas perto de 2500 garrafas. Trata-se de um blend proveniente de vinhas velhas (idades entre os 42 e 67 anos), com uma mistura, entre outras, das castas Tinta Amarela, Tinto Cão, Touriga Franca, Tinta Roriz, Touriga Nacional. As uvas foram escolhidas na receção na adega, desengaçadas e ligeiramente esmagadas antes da entrada no lagar. A maceração pelicular fez-se com a tradicional pisa a pé. Um néctar que fermentou em cuba de inox, com estágio em barricas usadas de carvalho francês durante 15 meses.
De acordo com o produtor, trata-se de um vinho de “aroma profundo e amplo a fruta madura fresca e ligeiras notas fumadas e tostadas, muito bem integradas, conferindo uma boa complexidade. Na boca é longo, cheio e vivo, mostrando uma estrutura muito elegante, com taninos presentes mas macios, acompanhados por uma concentração de frutos pretos muito bem suportados pela mineralidade, conferindo-lhe uma textura que impressiona durante toda a prova”.
Já o Casa da Esteira Touriga Nacional tinto 2015 (DOC Douro), com uma produção a rondas as 1500 garrafas, é um monocasta, 100% Touriga Nacional. As uvas são escolhidas na receção na adega, desengaçadas e ligeiramente esmagadas antes da entrada no lagar. Toda a maceração pelicular é efetuada através da tradicional pisa a pé. Um vinho cuja fermentação foi feita em cuba de inox, com posterior estágio em barricas usadas de carvalho francês durante 15 meses.
Nas notas de prova, de acordo com informação disponibilizada pelo produtor, realça-se a cor “vermelho rubi e aroma com nariz fresco e sedutor, com delicadas notas de mirtilo, ameixa e frutos silvestres, acompanhados por notas florais muito subtis. Muito elegante no palato. Apresenta taninos polidos que sustentam uma estrutura e corpo conjugados por uma excelente acidez natural, tornando-o guloso e sedutor”.
Com sede no Douro, a Parceiros Na Criação é uma empresa de produção e comercialização de vinhos e azeite. PNC é a sigla da empresa, cujo nome surgiu com base nas iniciais dos apelidos do casal Joana Pratas e João Nápoles de Carvalho, parceiros na criação desta empresa familiar. Sob o lema “Chegou a hora de partilhar o que é nosso... O nosso que queremos que seja vosso!”, a PNC apresentou-se no mercado no final de 2013. Na altura com três referências – branco, tinto e azeite – e, posteriormente com mais duas: um monocasta de Touriga Nacional (em 2014) e o rosé (em 2016).
O nome h’OUR nasceu da conjugação do duplo significado: hora e nosso. A escolha de um nome em inglês prendeu-se com a aposta no mercado externo, sem detrimento do nacional. A identidade gráfica foi da autoria da designer Vanda Sequeira e remete para o fruto (a uva redonda e as suas grainhas), o relógio, a partilha e a união, quer na criação, quer na degustação.
“Casa da Esteira: assim é conhecida a casa onde vivemos, uma casa cujas portas são protegidas do sol por esteiras; uma casa erguida por entre vinhas e vales, na Quinta de Montravesso, a poucos quilómetros da aldeia de Barcos, no concelho de Tabuaço, em pleno Douro vinhateiro. Mais do que um espaço físico, a Casa da Esteira representa a união dos quatro elementos da PNC: o João, a Joana (eu) e os nossos filhos, a Teresinha e o António.”, afirma Joana Pratas.
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