Castelo Branco e Caldas da Rainha são as grandes novidades desta edição da "Rota de Tapas", da cerveja Estrella Damm, juntando-se às sete cidades que já receberam esta iniciativa em edições anteriores: Lisboa, Porto, Braga, Faro, Aveiro, Évora e Viseu. No total, são 18 dias e mais de 202 restaurantes, com centenas de petiscos da gastronomia nacional e local.

Entre as cidades que são novidade neste roteiro petisqueiro (em breve podemos consultá-lo aqui), Castelo Branco apresenta 21 restaurantes, com tapas como a típica Empada Beirã, “a caça” da beira baixa, Moelas à Salgueiro do Campo, e muito mais. Em Caldas da Rainha, Maria Xica – Brunch & Tapas, Taberna do Zé e Vespa, são alguns do 18 restaurantes que aderem à rota, com tapas como o Camarão da Chica (pão saloio de mistura torrado, com pasta de abacate, pepino japonês e camarão), a Viscaina (tosta de salmão almado com pimentos assados) e a Ferrespa (ovo, pimentos, queijo flamengo, tomate cherry, azeitona e molho agridoce).

A esta rota junta-se também o_pinheirojose: o designer gráfico e instagrammer natural de Amarante é o responsável pela nova imagem da “Rota de Tapas”. Com uma estética minimalista e cores pastel, José Pinheiro cria pontes entre a realidade e a fantasia, fazendo-nos viajar para outras dimensões. Com experiência em diversas instituições e marcas portuguesas e internacionais, no seu trabalho procura uma reinvenção constante, sem nunca perder o sentido de estética e o lado conceptual das suas composições.

As cidades da "Rota de Tapas"

Castelo Branco

Foie caramelizado, tosta de queijo de ovelha de Castelo Branco, choco frito em farinha de milho e uma triologia de carnes entitulada “A Caça da Beira Baixa”. A estas juntam-se mais 16 tapas que podem ser provadas e aprovadas com a receita original de Estrella Damm nos 20 restaurantes de Castelo Branco que se juntam à Rota mais deliciosa do país.

Caldas da Rainha

Contam-se 18 novos restaurantes com 18 tapas para provar. Presunto barrado a queijo, salmão no pão, croquete tremoço e camarão com crocante de pevide, morcela beirã com compota de cebola roxa e muitas outras tapas com nomes que despertam a curiosidade, vão fazer todos os habitantes da nova cidade da Rota de Tapas querer voltar.

créditos: Carlos Barroso

Lisboa  

Às novidades desta rota juntam-se as já habituais zonas típicas lisboetas num total de 32 restaurantes e 32 tapas para degustar. Entre o pica-pau de porco com farinheira, a tábua de mexilhão panado e tártaro de salmão com beterraba sobre chips de batata doce, as opções são muitas e os motivos muito fortes para revisitar as ruas típicas da capital e os sabores mais deliciosos de cada zona.

Porto

Dezoito dias, 23 restaurantes e 37 tapas. Na Invicta são vários os restaurantes que não se ficam por uma só iguaria: Rolinhos de alheira e sonhos de bacalhau, tataki e ceviche de salmão, alheira com broa frita e espetadas de enchidos. Num só local, os visitantes da cidade do Porto podem degustar logo duas das iguarias que compõem esta rota, seguindo “viagem” por outros spots de algumas das ruas mais emblemáticas da Cidade.

Braga

No Bar da Esquina, na Dona Petisca ou na Pregaria da Sé. São 27 os restaurantes que abriram a porta a mais uma edição da "Rota de Tapas". Camarão, chouriço, moelas, bolo do caco, tomate e mangericão, estes e muitos mais ingredientes compõem as 27 tapas que farão as delícias dos bracarenses durante 18 dias.

rota de tapas

Faro

No sul, as iguarias algarvias incluem Arroz de polvo, sushi alentejano, ostras, pataniscas de lingueirão ou lulinhas à taska. Vinte e um restaurantes e 21 tapas espalhados pelas principais ruas da cidade de Faro.

Aveiro

Na cidade dos moliceiros também há lugar para grandes momentos de convívio entre amigos. Gaspacho, enguia, batatas bravas, alheira ou frango “adobado” são alguns dos sabores que integram o “mapa” desta rota, que indica o caminho para os 24 restaurantes e as 24 tapas da cidade de Aveiro.

rota de tapas

Évora

Abadia, Bodeguita de Aviz e Xafarica são apenas três dos 19 restaurantes que integram a "Rota de Tapas" na cidade de Évora, oferecendo 19 iguarias com nomes inspiradores: “Amigos Improváveis”, “Tapa Ebora” e “Frango Ui Ui” são algumas das tapas que vão gerar a curiosidade de todos os que passarem por Évora de 23 de maio a 9 de junho.

Viseu

Moelhas, petinga frita, queijo, azeitonas e muitos outros sabores bem portugueses chegam a Viseu, num total de 18 tapas em 18 restaurantes bem conhecidos da cidade de Viseu. “Senhora da Beira”, “Prova e Fica” e “Tapa Tre Santi” são algumas das iguarias que compõem a ementa desta cidade.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.