Foi em 2013 que arrancou pela primeira vez, na época somente em Lisboa, a iniciativa Rota de Tapas Estrella Damm. Volvidos cinco anos, este roteiro à “caça” dos melhores petiscos acompanhados de cerveja chega a sete cidades de norte a sul do país.

À capital juntam-se, até 10 de junho deste 2018, Porto, Braga e Faro (já participavam em anos anteriores), Aveiro, Évora e Viseu, estas três últimas cidades como estreantes.

O conceito é muito simples, os participantes juntam-se aos amigos, família ou colegas de trabalho e percorrem os restaurantes aderentes colecionando as tapas sugeridas para o roteiro. Um dos objetivos é levar os comensais “a conhecer os centros históricos das cidades, e viver o verdadeiro espírito de tapear”, afirma a organização.

Rota de Tapas com petisco mais cerveja a três euros em mais de 150 restaurantes

Os petiscadores, percorrem as cidades munidos de um mapa com a localização de todos os estabelecimentos aderentes. No mesmo mapa vão colecionando carimbos, um por estabelecimento. Três estrelinhas carimbadas no boletim habilitam-se a prémios que incluem uma viagem de três dias a Barcelona.

Pretextos não faltam pois à Rota de Tapas responderam com um “sim”, mais de 150 restaurantes (ementas aqui) em todo o país. Em todos eles o preço da tapa e da cerveja que acompanha orça os 3,00 euros.

Fique a conhecer o que pode encontrar em cada uma das cidades participantes:

Lisboa – a capital portuguesa das tapas  

Campo de Ourique e o bairro da Graça são os novos bairros onde podemos encontrar a Rota de Tapas. Estes dois novos bairros juntam-se ao Bairro Alto, Cais do Sodré e Principe Real  que, no total, oferecem 27 tapas para saborear! Salmão, choco, mexilhão, croquetes de alheira, Bruschettas e sardinhas são algumas das iguarias mas existem ainda opções vegetarianas à escolha.

Rota de Tapas com petisco mais cerveja a três euros em mais de 150 restaurantes

Porto – Da Ribeira até à Foz 

O Porto é muito mais do que Ribeira e Foz, por isso a Rota de Tapas vai estar espalhada por muito mais zonas. Cedofeita, Poveiros, Aliados e outros locais recebem os visitantes no centro histórico, com pernil estufado, cachorro de linguiça ou alheira grelhada. São 28 generosas e deliciosas tapas para descobrir.

Braga – Dos enchidos ao bacalhau

Terra dos enchidos onde o bacalhau também é rei, Braga recebe sempre a Rota de Tapas com deliciosas iguarias confecionadas com o melhor que a região tem para oferecer. Com sabores tradicionais como peru, morcela grelhada, alheira de caça recheada ou bolinho de bacalhau, mas também com sabores exóticos e distintos como cogumelos shitake ou atum selado com soja. No total são 24 restaurantes participantes.

Faro – Da Ria Formosa para o prato

Na zona do peixe e marisco fresco e saboroso, os restaurantes de Faro conquistam o palato com a muxama e o xarém entre outros ingredientes extraordinários da gastronomia local. Do castelo ao centro histórico, há 19 restaurantes onde se pode experimentar biqueirão, gambas salteadas ou tiborna de tomate entre muitos outros.

Rota de Tapas com petisco mais cerveja a três euros em mais de 150 restaurantes

Aveiro – Rota de Tapas anda de moliceiro

Aveiro recebe pela primeira vez a Rota de Tapas. Na edição de estreia, 26 restaurantes apresentam tapas tão variadas como petingas, trouxas de bacalhau, nacos de carne maturada ou tostas de chevre, para paladares vegetarianos. Os restaurantes localizados entre o Rossio e o Mercado recebem a iniciativa.

Évora – O melhor do Alentejo em Tapas

O melhor do Alentejo está representado na 1ª Edição da Rota de Tapas de Évora. Largamente reconhecida pela sua gastronomia e hospitalidade,  a Rota de Tapas chega a Évora criar para exaltar as carnes, o peixe do rio passando pelos enchidos e as ervas aromáticas. Numa zona concentrada e de fácil acesso, no centro histórico da cidade, os locais e ou visitantes, podem experimentar em restaurantes icónicos da cidade, ou em novos espaços propostas que vão da sapateira ao choco frito, crepe de bacalhau ou tortilha de batata. No total são 15 restaurantes.

Rota de Tapas com petisco mais cerveja a três euros em mais de 150 restaurantes

Viseu – Terra dos fumeiros

Terra de Viriato e dos fortes, Viseu é conhecida como a terra dos fumeiros e recebe pela primeira vez a Rota de Tapas para desafiar toda a zona norte do país a visitar os 15 restaurantes aderentes. Os enchidos de Viseu são únicos e por isso a Rota de Tapas conta com presunto, chouriço e alheira. Mas a oferta de ingredientes de qualidade é tanta que não podemos esquecer os queijos! Cogumelos, empadas, paté de enchidos e tosta com massa de alheira são algumas das 15 tapas que pode provar nas ruas da zona histórica da cidade.

Estrella Damm pertence ao grupo cervejeiro Damm que nasceu em Barcelona em 1876. Desde essa época, 11 gerações de mestres cervejeiros têm levado a cabo a fabricação de Damm com ingredientes 100% naturais. Trata-se de uma cerveja lager, do estilo pilsener. Da fábrica onde é produzida saem anualmente 500 milhões de litros de cerveja.

Do portefólio de cervejas Damm, foram escolhidas seis cervejas, para diferentes palatos e momentos de consumo. Da tradicional lager pilsener, Estrella Damm, à lager preta, Voll Damm (com o dobro do malte), Free Damm, Inedit Damm, uma mescla de malte de cevada e trigo e Daura Damm, uma cerveja isenta de glúten.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.