O 11º Congresso dos Cozinheiros, que decorreu nos passados dias 9 e 10 de abril, em paralelo com o World Food Tourism Summit e o Festival Europeu de Street Food, deu lugar a debates, demonstrações e outras iniciativas. Uma delas foi o 1º Concurso de Sandes à Portuguesa, em que, nos intervalos do Congresso, alguns chefes de cozinha propositadamente convidados para o efeito deram a conhecer as suas criações entre duas fatias de pão.  A competição englobou duas categorias: sandes de balcão e sandes de autor, incentivando os cozinheiros a utilizar produtos e técnicas nacionais. A vencedora da categoria Sandes de Balcão foi Márcia Sommer, com a sua Sandes de Requeijão e Pera em cama de Rúcula com Patê de Azeitona (na foto). Já o vencedor na categoria Sandes de Autor foi Nuno Brás, com uma "Sande" de Língua.

Para Isabel Zibaia Rafael, membro do júri que avaliou estas criações, uma boa sanduíche precisa de “ter bons ingredientes e conjugação de sabores”. A utilização de produtos portugueses como “queijo de Azeitão, pimento assado, morcela e choco frito” foram, pela sua originalidade, uma boa surpresa para a criadora do blog “Cinco Quartos de Laranja”.

A blogger destacou ainda ao Sabores a utilização de técnicas muito atuais, como é o caso da fumagem, na confeção das sanduíches; ou o enriquecimento da maionese com temperos tradicionais para garantir um sabor mais português.

"A sandes é um mundo”, acrescentou Isabel Zibaia Rafael. “É tão versátil que pode ser consumida ao lanche, na praia, em festas ou como finger food”.