A partir das 15h00 de 17 de novembro todos os caminhos a norte vão dar ao Centro de Congressos da Alfândega do Porto. O Enóphilo Wine Fest vai propor aos visitantes a degustação de novos vinhos, novas colheitas de reconhecidos vinhos, ou simplesmente fazer as escolhas de consumo ou de ofertas para este Natal.

Esta edição vai realizar-se na Sala dos Despachantes, sendo complementada com o auditório em frente, onde serão realizadas as Provas Especiais. Uma iniciativa que vai reunir 46 produtores selecionados de quase todas as regiões demarcadas de Portugal.

Em prova estarão mais de 300 referências, dos mais diversos tipos e estilos de vinhos. “Será uma edição muito eclética, na linha do que tem sido feito, num blend de produtores já aclamados com algumas novas entradas, sempre com o objetivo de trazer vinhos de qualidade, diferenciados e não massificados”, destaca Luís Gradíssimo, organizador do evento.

Porto: Enóphilo Wine Fest com mais de 300 vinhos em degustação e Provas Especiais

As três Provas Especiais são sempre muito aguardadas e estão disponíveis para 25 pessoas, as primeiras a conseguirem garantir um lugar,

15h30: “Uma década de Blanc de Noirs da Kompassus”

Uma prova vertical de espumantes, que será conduzida pelo produtor, João Póvoa, um momento para provar uma década de vinhos e comprovar a qualidade e longevidade destes espumantes Blanc de Noirs, feitos com base na casta tinta emblemática da região da Bairrada: a Baga.

17h00: “Quinta do Regueiro: A evolução do Primitivo”

Celebram-se cinco colheitas desta referência de topo da Quinta do Regueiro, um pequeno produtor da sub-região de Monção e Melgaço, que é uma referência nos Alvarinhos. Uma prova vertical, apresentada pelo produtor, Paulo Cerdeira Rodrigues, com todas as colheitas desde 2013, ano em que se iniciou a produção do Primitivo, até à apresentação, em primeira mão, da colheita de 2017. Um momento para apreciar a evolução destes vinhos e perceber não só o terroir, como as diferenças entre cada um dos anos.

18h30: “Czar, mais de 500 anos de história”

Rara oportunidade de provar colheitas antigas deste vinho singular no Mundo: o Czar, um vinho nascido nos Açores, com cinco séculos de história. Será uma prova conduzida pelo produtor, Fortunato Garcia, que partilhará uma seleção de colheitas.

Os interessados encontram, abaixo, a lista de todos os produtores presentes no evento:

Vinho Verde: Quinta do Regueiro; Vinho Verde Young Projects (Vale dos Ares, Quinta de Santiago, 100 Igual, Cazas Novas); Quinta de Paços; Land Soul Terrunho / Quinta das Fontes; Quinta do Ferro e Quinta do Outeiro.

Douro: Quinta da Costa do Pinhão; Quinta da Rede; António Maçanita Winemaker; Vinilourenço; Titan of Douro; Somnium; Vieira de Sousa (Douro e Porto) e Blackett (Vinhos do Porto).

Trás-Os-Montes: Quinta do Gago; Romano Cunha; Do Joa; Quinta de Arcossó; PP Wines – Vinhos e Consultoria.

Távora- Varosa: Família Hehn.

Bairrada: Kompassus; Quinta dos Abibes; Quinta da Lagoa Velha; Quinta das Bágeiras; Luís Gomes.

Dão: Quinta Vale do Cesto; Quinta de Lemos; Quinta do Mondego; PP Wines – Vinhos e Consultoria.

Beira Interior: Quinta do Cardo.

Tejo: Casa Cadaval; Quinta do Arrobe.

Lisboa: Infinitude; Quinta de Pancas; Villa Oeiras; Quinta do Rol; Quinta do Lagar Novo.

Península de Setúbal: Herdade do Cebolal; Quinta do Piloto.

Alentejo: Joaquim Arnaud; Vinha das Virtudes; António Maçanita Winemaker; Nunes Barata; Herdade do Arrepiado Velho.

Açores: Czar; António Maçanita Winemaker.

O bilhete tem um custo de 10,00 euros em pré-venda e 15,00 euros no próprio dia, a organização empresta um copo Schott Zwiesel para a prova de todos os vinhos; para cada uma das três provas especiais há o bilhete de 25,00 euros que não inclui o acesso ao evento (lugares são limitados); e há ainda o “Pack Enóphilo”, com tudo incluído.

Os bilhetes estão disponíveis em ticketline e nos locais habituais como Fnac, Agências Abreu, Worten e El Corte Inglés.