Um tagliatelle com cogumelos, bacon, fiambre, lasca de queijo parmesão, salsa e molho de natas. Uma salada açoriana com presunto, queijo da ilha, ovo, tomate, cenoura, azeitona, maionese de alho. As duas sugestões “saltam” da fresquíssima carta mediterrânica do recém inaugurado restaurante Oliva, em Lisboa.

A inspiração para o novo espaço, porta no nº 10-A na Avenida da República, tem sabor a Mundo meridional. O azeite, tomate, ervas aromáticas, mas também o pão e as azeitonas, servem de base às propostas de um restaurante, aberto de segunda a sábado, que aposta nas pastas e saladas em 15 combinações diferentes.
No caso das pastas há a possibilidade de cruzar as propostas com sete tipos de massa (taglietelle, linguini, radiatori, gnocchi, entre outras). Sem excepções (salvo nas sobremesas), os pratos são confeccionados frente ao cliente.
Variedade à mesa que fica por conta de um conceito que, de acordo com os promotores, o grupo Jerónimo Martins, assenta na “modernidade”, “frescura”, “qualidade”, “rapidez” e “mediterrânico”. Cinco premissas que se colam ao design do espaço. O ambiente foi desenvolvido por uma agência de Itália. A aposta faz-se nos tons verdes, na luz e nos apontamentos nas clássicas ervinhas de mesa. Os pequenos vasos de alecrim dispostos no restaurante rivalizam com os canteiros de oliveiras logo à entrada (e à saída que se faz por porta diferente).
Se na concepção do espaço entrou mão italiana, já o design da louça e a concepção da carta tem duas mãos portuguesas. O “Oliva” contratou um consultor gastronómico para a elaboração do menu (embora a assinatura se mantenha no segredo dos deuses). Os produtos são todos do dia. Nas bebidas os apreciadores de vinho podem contar com brancos e tintos, correndo o Douro e Alentejo. Os apetites mais gulosos “afogam-se” em maçã assada com crumble de amêndoa, arroz doce com creme de chocolate, panna cota com frutos silvestres, entre outras propostas.
O “Oliva” sugere, ainda, um serviço de take-away, abre a sala para grupos (com três propostas de ementa) e aposta num programa de fidelização. Ou seja, o cliente ao trocar os euros gastos por pontos tem direito a vales de desconto.
Av. da República, 10 A, 1050-191 Lisboa
Tel: 213 576 115
Horário: Segunda a Sábado - 12h00 às 16h00 e das 19h00 às 23h00