O verão já vai longo e, na região vitivinícola dos Vinhos do Tejo, o ciclo da vinha está já a terminar a chamada fase do "pintor", isto é, os bagos de uva ganham ora uma cor escura (nas tintas), ora um tom translúcido (nas brancas). É por isso tempo de começar a planear a oferta enoturística no que toca à fase seguinte, de maturação da uva e consequente vindima. A Comissão Vitivinícola Regional do Tejo reuniu informação junto dos produtores, a fim de promover uma iniciativa da região: “Vinhos do Tejo - Programas de Vindimas 2018”.

Deixamos, aqui, o roteiro completo pelas vindimas dos Vinhos do Tejo. Tudo arrumado, por ordem alfabética.

ADEGA DO CARTAXO

Fundada em 1954, no Cartaxo, esta Adega dispõe de dois programas de vindimas para 2018, que são válidos de segunda a sexta-feira, para grupos de 4 a 12 pessoas. A marcação é obrigatória e deve ser feita 48 horas antes. O cancelamento poderá ocorrer em caso de intempérie ou vindima antecipada.

Programa de Vindimas 2018

10h00: Receção dos participantes com welcome drink e apresentação da adega; 10h15:     Visita à adega, à zona de vinificação, às linhas de enchimento, ao laboratório, à sala de barricas, à cave e ao armazém de produto acabado; 11h00: Visita às vinhas com explicação das diferentes castas; 12h00:  Prova de vinhos comentada ; 13h00:  Almoço no restaurante Taberna do Gaio

Opção A: Inclui almoço e oferta de oferta de t-shirt e chapéu de palha. 30,00 euros por pessoa

Opção B: Não inclui almoço, nem oferta de oferta de t-shirt e chapéu de palha. 5,00 euros por pessoa

Morada: Adega Cooperativa do Cartaxo, EN 365-2, Cartaxo

Contactos: 243 770 987 ou marketing@adegacartaxo.pt

Oito programas para pegar na família e ir vindimar os Vinhos do Tejo

CASAL BRANCO

Na Quinta do Casal Branco, uma das centenárias propriedades agrícolas de cariz familiar em Almeirim, o programa de vindimas realiza-se a 24 de agosto e baseia-se na casta Fernão Pires. Dela se diz ser das mais antigas de Portugal e a baga branca mais cultivada no Tejo. Dá origem a vinhos frutados, aromáticos e frescos, mas também colheitas tardias e néctares velhos.

O programa “Fernão Pires do Casal Branco - Vindimas 2018” destina-se a um mínimo de 30 pessoas (e um máximo de 50). A reserva, que pode ser feita por participantes individuais, grupos ou empresas, deve ser feita até 20 de Agosto. A inscrição é válida após o pagamento de 50% do valor do programa, até cinco dias antes do evento. A realização da vindima depende das condições meteorológicas, razão pela qual o seu cancelamento será feito sem prejuízo dos adquirentes.

Programa

09h00:  Aperitivo de boas vindas; 09h30:       Partida para as vinhas de trator e participação nas vindimas; 12h30: Regresso à adega em trator; 13h30:  Prova vínica comentada e almoço (menu a indicar) com um branco colheita jovem, um branco com madeira, um tinto colheita jovem e um branco Colheita Tardia.

Preço: 65,00 euros (adultos) ou 40,00 euros (crianças dos 6 aos 14 anos)

Com oferta de boné e disponibilização de tesoura e cesta de vindima.

Morada: Quinta do Casal Branco, EN 118 (km 69), Almeirim

Contactos: 243 592 412; 917 656 683 ou info@casalbranco.com

Oito programas para pegar na família e ir vindimar os Vinhos do Tejo

CASAL DAS FREIRAS

A empresa vitivinícola familiar Casal das Freiras, localizada em Madalena, a poucos quilómetros da cidade de Tomar, convida a um passeio por algumas das parcelas das suas vinhas, acompanhado da explicação do processo da vindima, e seguido da visita à adega e às instalações. A pisa a pé de uvas em lagar é o desafio lançado aos participantes. Há prova comentada de três vinhos, na companhia de pão, azeitonas, queijos, fumeiro regional e compotas. O programa decorre em setembro e/ou outubro, dependendo da data de vindima, e está destinado para 12 pessoas, no máximo, e tem a duração de 02h30, entre as 11h00 e as 18h00.

Preço: 22,00 euros (adultos) ou 5,00 euros (crianças)

Morada: Quinta Casal das Freiras, Carvalhal Grande, Madalena, Tomar

Contactos: 919 998 345 (Rita Vidal) ou geral@casaldasfreiras.pt

Oito programas para pegar na família e ir vindimar os Vinhos do Tejo

COMPANHIA DAS LEZÍRIAS

A imensa paisagem natural da Companhia das Lezírias é o cenário das vindimas desta adega, localizada em terras ribatejanas de Samora Correia. De acordo com o programa estipulado por esta empresa vitivinícola e agrícola, há duas propostas.

"Programa de Vindimas 2018"

Proposta A

A iniciativa “Companhia das Lezírias Vindimas Piquenique 2018” está marcada para 8 de setembro, entre as 09h30 e as 16h00, dia em que a Companhia das Lezírias inaugura a sua nova cave de barricas. O convite é para integrar a equipa das vindimas por um dia e “pôr a mão na massa”, que é como quem diz, no cacho, participar na pisa a pé e fazer a degustação do mosto de uva ao vinho, acompanhada por um piquenique buffet. A inscrição é obrigatória e deve ser feita até dia 31 de agosto, com a indicação dos nomes dos participantes (primeiro e último) e respectivas idades.

35,00 euros (adultos); 10,00 euros (crianças dos 6 aos 12 anos); gratuito (crianças até aos 5 anos)

Proposta B

Pisa a pé, prova de degustação do mosto de uva e de vinho, comentada pelo enólogo ou especialista na área, e almoço piquenique de especialidade regional. Este programa decorre de segunda-feira a Sábado, da parte da manhã ou da tarde para grupos entre 10 e 60 pessoas.

40,00 euros (adultos); 10,00 euros (crianças dos 6 aos 12 anos); gratuito (crianças até aos 5 anos)

A formalização da reserva concretiza-se depois de efectuado o pagamento.

Morada: Adega do Catapereiro, EN 18 (km 20), Samora Correia

Contactos: 212 349 016 (Olena Cherkashyna) ou loja.vinhos@cl.pt

Oito programas para pegar na família e ir vindimar os Vinhos do Tejo
créditos: A.T

FALUA

Situada em Almeirim, a Falua - Sociedade de Vinhos foi fundada em 2004 pelo produtor e enólogo João Portugal Ramos. Há cerca de um ano, pertence ao grupo francês Roullier. Tem como objectivo produzir vinhos de grande qualidade, maioritariamente da região Tejo. Possui uma exemplar adega e linha de enchimento, construída com os equipamentos mais sofisticados e modernos, que permitem à Falua produzir seis milhões de garrafas de vinho branco, rosé e tinto. Durante a época das vindimas, abre as suas portas para visita e prova de vinhos, numa atividade que se destina apenas a adultos, em grupos de 10 pessoas, no mínimo.

Preço: 30,00 euros por pessoa

Morada: Zona Industrial, lote 56, Almeirim

Contactos: 243 594 280 (Joana Damião) ou falua@falua.net

Oito programas para pegar na família e ir vindimar os Vinhos do Tejo

FIUZA

Pertença da família Mascarenhas Fiuza e situada em Almeirim, a Fiuza dedica-se à produção de vinho há quase um século. Vinhos que corporizam a essência da tradição, mas que agradam o consumidor moderno, caracterizando-se pela qualidade, por serem complexos e gastronómicos. A Fiuza abre as portas da sua Adega-Galeria, uma verdadeira montra de arte urbana executada por três grafitters portugueses (Francisco Camilo, Ivo Smile e Slap), para uma visita guiada complementada com uma prova de vinhos ou de mosto a fermentar. O programa, de aproximadamente duas horas, não tem horário definido e decorre nos dias em que haja vindima. Destina-se a duas pessoas, no mínimo.

Preço: 20,00 euros por pessoa

Morada: Travessa do Vareta, n.º 11, 2080-184 Almeirim

Contactos: 243 597 491 ou 918 906 197 (Cláudia Godinho) ou claudia.godinha@fiuzabright.pt

Oito programas para pegar na família e ir vindimar os Vinhos do Tejo

QUINTA DA ALORNA

Na Quinta da Alorna poderá reviver a história de Portugal desde 1723, ano em que foi fundada. São muitos os personagens e as histórias que podem ser contadas nesta que é uma propriedade com quase 300 anos de vida. Localizada em Almeirim, na margem esquerda do rio Tejo, oferece programas à medida de quem a quiser visitar. Em tempo de vindimas ou durante todo o ano, os amantes do vinho, da natureza e da cultura ribatejana têm muito por onde explorar.

Preço: Sob consulta

Morada: Quinta da Alorna, Almeirim

Contactos: 243 570 700 ou geral@alorna.pt

Oito programas para pegar na família e ir vindimar os Vinhos do Tejo
créditos: JORGE FIGANIER CASTRO

QUINTA DA LAGOALVA

A Quinta da Lagoalva é outra das históricas casas agrícolas, com tradição vitivinícola. Localizada em Alpiarça, tem tudo pensado para avançar com o programa de vindimas, a decorrer de 3 a 30 de setembro. Depois da receção, é feito o passeio pela vinha e a visita técnica à adega, onde os mostos são degustados. Segue-se a visita à cavalariça/picadeiro e à capela e, finalmente, uma prova de três vinhos. Os grupos de participante devem ter, no máximo, 30 pessoas. O horário é flexível.

Preço: 25,00 euros por pessoa

Morada: Quinta da Lagoalva de Cima, 2090-222 Alpiarça

Contactos: 912 021 033 (Vânia Moreno) ou turismo@lagoalva.pt

Oito programas para pegar na família e ir vindimar os Vinhos do Tejo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.