Prato arreigado à mesa dos portugueses, o pastel de bacalhau tem a capacidade de conquistar pela (aparente) simplicidade e casamento dos ingredientes. O petisco que integra desde 1904 o receituário português nunca saiu de moda. Um bom pastel ou bolinho, como é mais conhecido no norte do país, exige bons ingredientes, mão sabedora e uma pitada de segredo.

Prova da boa forma deste especialidade onde imperam a carne do “fiel amigo”, a batata e o ovo foi mais uma edição do concurso “O Melhor Pastel de Bacalhau de Cascais”.

A iniciativa que decorreu a 29 de março no âmbito da “Semana do Pastel de Bacalhau” teve como vencedor o Snack-bar O Galeão, situado na Rua Visconde da Luz (junto ao Largo Camões).

O segundo lugar neste concurso foi para o restaurante “Traquitanas” em Alcabideche. O terceiro lugar foi atribuído ao restaurante “Helimar ”, em Carcavelos.

A eleição do melhor pastel de bacalhau de Cascais foi anunciada em direto para a TVI no programa “Somos Portugal” e público presente no Mercado da Vila, pelo júri liderado pelo chefe Miguel Laffan, detentor de uma estrela Michelin.

O vencedor recebe 2500 euros em produtos à escolha, nomeadamente equipamentos de cozinha ou sala, formação profissional, reformulação da imagem institucional e respetivas aplicações, impressões de cartões e cartas de restaurante, ou produtos alimentares.

O concurso decorreu no âmbito da segunda edição da “Semana do Pastel de Bacalhau”. Restaurantes com menus a preços reduzidos e Mercado do Bacalhau & Azeite estiveram entre as iniciativas inseridas no evento.