O título do Guinness World Records para o “Maior Bacalhau do Mundo” foi oficialmente atribuído, a 9 de fevereiro, em Lisboa, por Richard Stenning, Guinness World Records Adjudicator, que entregou o Certificado Oficial a Gunnar Haagensen, Board Chairman da Jangaard, uma das maiores produtoras de bacalhau da Noruega. O fiel-amigo dos portugueses entrou para o Livro de Recordes do Guinness com o peso de 10,3 kg e 113 cm de comprimento .

“A origem do bacalhau é muito importante para atestar a sua qualidade, mas nesta ocasião importa referir que o seu tamanho foi um fator diferenciador. O ‘Maior Bacalhau do Mundo’ viajou da Noruega para receber este título em Portugal, pois, como sabemos, não há quem conheça melhor este peixe do que os portugueses”, comenta Gunnar Haagensen, Board.

O “Maior Bacalhau do Mundo” conquistou em Lisboa título do Guinness World Records

Segundo Johnny Thomassen, Diretor do Norwegian Seafood Council para Portugal, organização que representa os exportadores de pescado da Noruega e que tem como principal objetivo promover o consumo dos produtos do mar, “a Noruega e Portugal são países muito diferentes, mas que partilham mais do que possa parecer. Os noruegueses pescam e produzem o melhor bacalhau, mas são os portugueses quem o prepara exemplarmente e o transforma num tesouro de sabor e em memórias de momentos passados à mesa, com família e amigos".

O “Maior Bacalhau do Mundo” conquistou em Lisboa título do Guinness World Records
Gunnar Haagensen (Jangaard) e Richard Stenning (Guinness).

O "Maior Bacalhau do Mundo" foi doado à Comunidade Vida e Paz, uma organização que cria e promove respostas às necessidades de pessoas em condição de sem-abrigo, ou em situação de vulnerabilidade. A Comunidade Vida e Paz vai preparar uma refeição de Bacalhau à Brás para os seus utentes.

“O Maior Bacalhau do Mundo foi capturado, de forma sustentável, entre janeiro e abril de 2021, na costa de Lofoten, tendo posteriormente passado pelo processo de cura tradicional”, informa a Jangaard.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.