A 12de novembro comemora-se o Dia Europeu do Enoturismo nas localidades parceiras da Rede Europeia de Cidades do Vinho (RECEVIN ). Uma data que por tradição, ser celebrada desde 2009 no segundo domingo de novembro. Em 2017 este dia suscita um conjunto de programas tão diversos quanto o próprio país vinícola que é Portugal.

Visitas a adegas e a enoturismos, passeios pelas vinhas, conferências, seminários e exposições sobre o vinho, concertos, provas de vinho e enogastronómicas, visitas a monumentos, castelos e museus, são apenas algumas das atividades agendadas para o fim de semana de 11 e 12 de novembro. Destacamos algumas (programa completo aqui)

Borba:

O visitante pode contar com degustação de vinhos entre 11 e 19 de novembro, no Pavilhão de Eventos da localidade alentejana. No dia 11 de novembro, São Martinho, decorre o “Circuito das Tascas” com provas de vinho e gastronomia local. Também no dia 11, há uma degustação de vinho de talha e oferta de castanhas assadas. Isto no Pavilhão de Eventos de Borba.

No Dia Europeu do Enoturismo vai-se à adega e prova-se o vinho…e muito mais
No Dia Europeu do Enoturismo vai-se à adega e prova-se o vinho…e muito mais

Cartaxo:

O Museu Rural e do Vinho do Concelho do Cartaxo, acolhe a 12 de novembro, Dia Europeu do Enoturismo, uma prova e almoço de harmonização com a chefe Madalena Dias e os enólogos Maria Vicente e Pedro Gil. O Jantar arranca pelas 12h30 com marcações a serem feitas pelo telefone: 243 701 247. Preço por pessoa: 25,00 euros.

Coruche:

O Dia Europeu do Enoturismo, a 12 de novembro, conta com passeios BTT e Pedestre tendo, naturalmente, como mote o mundo do vinho. A 11 de novembro realiza-se um “Magusto de São Martinho”. Na galeria do Mercado Municipal. Mas, atenção, neste caso com entrada assegurada apenas aos que participam no mesmo dia no “Peddy Paper do Enoturismo”. Atividades gratuitas aqui.

Lisboa:

Coincidindo com o Dia Europeu do Enoturismo, Lisboa acolhe um dois em um de eventos: “Encontro com Vinhos” e “Encontro com Sabores” no Centro de Congressos de Lisboa, na Junqueira. Até 13 de novembro há mais de 2500 vinhos em prova, 400 marcas 25 chefes de cozinha a dar mostra e prova da produção nacional.

Monção e Melgaço:

Os territórios de Monção e Melgaço, casas da casta Alvarinho, propõem a 12 de novembro, Dia Europeu do Enoturismo, um programa repleto. Visitas a adegas, provas de vinho, temperadas com atividades radicais.

Palmela:

A 12 de novembro, as comemorações do Dia Europeu do Enoturismo incluem visitas guiadas, provas de vinho com produtos regionais, os concertos “Sons do Vinho” e diversas promoções. Paralelamente, decorre no concelho a uma iniciativa em torno do Moscatel de Setúbal. São dois fins de semana gastronómicos (10, 11 e 12 e, mais tarde, no fim de semana de 17 a 19 de novembro) em 26 restaurantes. Todos eles apresentam ementas com pratos confecionados tendo como ingrediente o Moscatel. Um néctar para consumir também no copo.

vinho
vinho

Ponte de Lima:

A 12 de novembro decorre um percurso pedestre na Ribeira do Lima que alia o vinho verde, a gastronomia local e o património cultural e natural. A ação arranca às 9h30 com partida de autocarro da vila de Ponte de Lima (estátua de da Rainha D. Teresa) e inclui uma visita à Quinta das Fontes (Rebordões Souto) com prova de vinhos e degustação de folar limiano. Às 11h30 há uma visita ao Centro de Interpretação e Promoção do Vinho Verde. Inscrições pelo telefone: 258 900 426.

Reguengos de Monsara: 

O Dia Europeu do Enoturismo é comemorado com a prova de vinhos na Adega José de Sousa e Monte dos Perdigões. Um dia antes, a 11 de novembro, decorre uma Caminhada de São Martinho (8h30), em Monsaraz. Pelas 18h30 para os adeptos, um “São Martinho à Benfica”, na casa daquele clube em Reguengos de Monsaraz.

Sintra:

A vila Património da Humanidade apresenta, a 11 e 12 de novembro, as “Adegas e Portas Abertas”, com visitas sem marcação prévia: Casal de Santa Maria, Adega Viúva Gomes, Adega Regional de Colares. Na Capela do Palácio do Marquês de Pombal (Oeiras) decorre no dia 12 uma prova comentada pela enóloga Helena Mira. Mais informações: 917 252 475. Mais tarde, a 19 deste mês, tem lugar uma “Visita com História”, num périplo pela Região da Rota dos Vinhos de Bucelas Carcavelos e Colares. Mais informações aqui.

Setúba:

Magustar no Moinho” é a iniciativa que decorre mo Moinho de Maré da Mourisca, em Setúbal, a11 de novembro (15h00 às 16h00) com prova de produtos e um workshop de culinária sob responsabilidade da chefe Cristina Sá. Na ementa, a sardinhas de São Martinho e castanhas caramelizadas para harmonizar com o vinho novo da Adega Camolas. A 12 de novembro, o peddy paper “À Descoberta do Sado”, os participantes são desafiados a conhecer a fauna e flora da Reserva Natural do Estuário do Sado. Um percurso na Herdade da Mourisca. Nos dois dias de atividades, os visitantes do Moinho de Maré recebem castanhas e vinho novo da Adega Camolas (11h00 às 17h00).