"Joël Robuchon, chefe visionário e o mais estrelado do mundo, deixa-nos hoje. De Paris a Xangai, o seu 'savoir-faire' constituído em arte irradiou a gastronomia francesa e continuará a inspirar a jovem geração de chefes", afirmou o porta-voz Benjamin Griveaux.

Segundo o jornal francês Le Figaro, o Chefe lutava contra um cancro no pâncreas, diagnosticado há cerca de um ano.

Joël Robuchon que foi considerado O "Chefe do Século pelo guia Gault Millau, em 1990, foi também mentor do famoso Chefe britânico Gordon Ramsay, em Paris, e acumulou ao longo da sua carreira 32 estrelas Michelin.

Empresário de sucesso na área da restauração, desde que iniciou a sua carreira, na década de 1970, Robuchon nasceu em 1945, no seio de uma família humilde, de Poitiers, em França. De acordo com a Revista Sábado, apesar da doença manteve-se ativo e tinha aberto recentemente um espaço em Paris que pretendia homenagear outra das suas paixões, a cozinha japonesa.

Morreu Chefe francês Joel Robuchon, mentor de Gordon Ramsey e aquele que tinha mais estrelas Michelin
AFP PHOTO / Valery HACHE

Segundo o DN, o chefe tinha grande inspiração na cozinha asiática, abrindo restaurantes Paris, Macau, Hong Kong, Banguecoque, Tóquio, Las Vegas, Montreal e Nova Iorque. O perfecionismo era uma das suas características mais conhecidas, sendo por vezes descrito como um tirano na cozinha. É considerado o mais influente chefe da era pós-nouvelle cuisine, a forma de cozinhar e de apresentar francesa, usada a partir da década de 1970, escreve ainda o DN.

Veja abaixo alguns dos principais momentos da vida de Joël Robuchon:

1976: conquista o título de "Meilleur Ouvrier de France".

1981: inauguração do restaurante Le Jamin, em Paris.

1984: obtém a sua terceira estrela Michelin para Le Jamin, em tempo recorde.

1990: consagrado "Chefe do século" pelo guia Gault et Millau.

1994: o "Restaurant Joël Robuchon" de Paris é qualificado como o "Melhor restaurante do mundo" pelo International Herald Tribune.

1996: Anuncia a semireforma, afastando-se do "Restaurant Joël Robuchon".

2000: Estreia o seu programa de televisão "Bon appétit bien sûr" (France 3), depois "Cuisinez comme un grand chef" (TF1).

2003: abre os primeiros "Atelier de Joël Robuchon", um em Paris, outro em Tóquio. Depois dessa data, inaugura vários restaurantes pelo mundo e, destes, muitos obtêm estrelas.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.