"Joël Robuchon, chefe visionário e o mais estrelado do mundo, deixa-nos hoje. De Paris a Xangai, o seu 'savoir-faire' constituído em arte irradiou a gastronomia francesa e continuará a inspirar a jovem geração de chefes", afirmou o porta-voz Benjamin Griveaux.

Segundo o jornal francês Le Figaro, o Chefe lutava contra um cancro no pâncreas, diagnosticado há cerca de um ano.

Joël Robuchon que foi considerado O "Chefe do Século pelo guia Gault Millau, em 1990, foi também mentor do famoso Chefe britânico Gordon Ramsay, em Paris, e acumulou ao longo da sua carreira 32 estrelas Michelin.

Empresário de sucesso na área da restauração, desde que iniciou a sua carreira, na década de 1970, Robuchon nasceu em 1945, no seio de uma família humilde, de Poitiers, em França. De acordo com a Revista Sábado, apesar da doença manteve-se ativo e tinha aberto recentemente um espaço em Paris que pretendia homenagear outra das suas paixões, a cozinha japonesa.

Morreu Chefe francês Joel Robuchon, mentor de Gordon Ramsey e aquele que tinha mais estrelas Michelin
Morreu Chefe francês Joel Robuchon, mentor de Gordon Ramsey e aquele que tinha mais estrelas Michelin AFP PHOTO / Valery HACHE

Segundo o DN, o chefe tinha grande inspiração na cozinha asiática, abrindo restaurantes Paris, Macau, Hong Kong, Banguecoque, Tóquio, Las Vegas, Montreal e Nova Iorque. O perfecionismo era uma das suas características mais conhecidas, sendo por vezes descrito como um tirano na cozinha. É considerado o mais influente chefe da era pós-nouvelle cuisine, a forma de cozinhar e de apresentar francesa, usada a partir da década de 1970, escreve ainda o DN.

Veja abaixo alguns dos principais momentos da vida de Joël Robuchon:

1976: conquista o título de "Meilleur Ouvrier de France".

1981: inauguração do restaurante Le Jamin, em Paris.

1984: obtém a sua terceira estrela Michelin para Le Jamin, em tempo recorde.

1990: consagrado "Chefe do século" pelo guia Gault et Millau.

1994: o "Restaurant Joël Robuchon" de Paris é qualificado como o "Melhor restaurante do mundo" pelo International Herald Tribune.

1996: Anuncia a semireforma, afastando-se do "Restaurant Joël Robuchon".

2000: Estreia o seu programa de televisão "Bon appétit bien sûr" (France 3), depois "Cuisinez comme un grand chef" (TF1).

2003: abre os primeiros "Atelier de Joël Robuchon", um em Paris, outro em Tóquio. Depois dessa data, inaugura vários restaurantes pelo mundo e, destes, muitos obtêm estrelas.