Este momento de criatividade gastronómica, decorre do desafio lançado pela Associação Plantar uma Árvore para dinamizar o jantar comemorativo do 10.º aniversário do movimento, contemplando a temática da floresta autóctone.

Com base na temática da 6.ª edição do mestrado em Inovação em Artes Culinárias da Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril, os alunos criaram um menu cujo conceito reflete não só as preocupações da associação, como também valoriza a gastronomia portuguesa de um ponto de vista sensorial e sustentável, apelando ao consumo de matérias-primas autóctones e sazonais.

Porque a alimentação também é memória o Algarve vai ter o seu “Festival da Comida Esquecida”
Porque a alimentação também é memória o Algarve vai ter o seu “Festival da Comida Esquecida”
Ver artigo

Para a noite de 30 de novembro, no Teatro Thalia (Sete Rios), o menu foi inspirado e alinhado com os princípios da associação: A recuperação da biodiversidade e o fortalecimento dos ecossistemas.

Os pratos refletem, desta forma, o ciclo de vida de uma árvore.

Esta será a 4.ª vez que o jantar será produzido, uma vez que o projeto foi convidado a participar no Festival da Comida Esquecida  atualmente a decorrer no Algarve.

Desta feita, o jantar insere-se no âmbito da 2.ª Conferência Internacional de Food Design e Food Studies, Experiencing Food: Designing Sustainable and Social Practices, que decorre nos dias 28 e 29 de novembro na Faculdade de Arquitetura da Universidade de Lisboa e que é coorganizada pela Escola Superior de Hotelaria e Turismo do Estoril e o Instituto de Ciências Agrárias e Ambientais Mediterrânicas.

“Momentum”, o jantar em Lisboa que será um elogio à floresta nacional
créditos: Gabriel Vieira

Um fórum que irá debater a relevância do design no atual contexto do sistema alimentar em que vivemos.

“Vivemos numa era global, onde a dieta - pelo menos na maioria dos países desenvolvidos - seria difícil de imaginar sem alimentos processados e industrializados. A industrialização e globalização geraram ao longo do tempo impacto positivos e negativos que muitas vezes quebram o vínculo entre o consumidor e a sua dieta local. Isso ficou claro nos últimos anos com a expansão do fast food que prometem facilidade e tempo em detrimento da qualidade e valor nutricional, com resultados desastrosos para o sistema alimentar e a alimentação das populações”, lemos no comunicado que apresenta a conferência.

Mais informações sobre a conferência e jantar aqui. Reservas pelo e-mail efood@fa.ulisboa.pt

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.