A região de Lisboa, que contempla as denominações de origem Alenquer, Arruda, Bucelas, Carcavelos, Colares, Encostas d’Aire (Alcobaça e Medieval de Ourém), Lourinhã, Óbidos e Torres Vedras e ainda a indicação geográfica homónima ("Vinho Regional Lisboa"), será a protagonista deste ano na qualidade de região convidada do Mercado de Vinhos do Campo Pequeno.

Para além da prova e compra de centenas de referências das marcas representadas no certame, esta oitava edição vai ter no auditório o programa “Conversas e um Copo de Vinho”, de acesso gratuito, acessível a todos os visitantes. Aí, os participantes poderão aprender a provar vinhos com a orientação da Câmara de Provadores da Região de Lisboa, ficar a saber como utilizar os sentidos para apreciar o vinho com os professores Manuel Malfeito e Virgílio Loureiro, autores do "Vinho Sentido", ou conhecer histórias de marcas de vinhos, com Fernando Melo, jornalista de gastronomia e vinhos.

Os visitantes podem ainda usufruir de um programa de atividades que engloba visitas temáticas e circuitos guiados com a Wine Educator Teresa Gomes.

A exposição itinerante "Da Vinha ao Vinho - as Castas Portuguesas” volta a marcar presença no evento oferecendo ao público a possibilidade de conhecer os aromas identificativas de cada casta.

Mercado de Vinhos regressa este outubro ao Campo Pequeno com dezenas de produtores

O Mercado de Vinhos conta ainda com a presença de elementos da ACIBEV que apresentam a iniciativa “Wine in Moderation”, uma ação de sensibilização e incentivo à moderação e responsabilidade no consumo do vinho, através da realização de testes de alcoolemia. Também com o objetivo de sensibilizar para a reciclagem, a Sociedade Ponto Verde vai marcar presença com suportes de comunicação sobre o tema e uma palestra.

O Mercado de Vinhos convidou a Associação Portuguesa de Surdos a colaborar na criação de um circuito de visita ao Mercado. Acompanhados por um guia de linguagem gestual portuguesa, as pessoas surdas vão ficar a conhecer as experiências dos produtores de várias regiões e as diversas tipologias de vinhos, não esquecendo a introdução à prova. Uma iniciativa que defende os Direitos das Pessoas Surdas, para que fiquem em pé de igualdade com os demais cidadãos.

O Mercado de Vinhos é uma organização conjunta do Campo Pequeno e da House OF Wines e funciona entre as 15h00 e as 21h00 no dia 18 de outubro, entre as 11h00 e as 21h00 no dia 19 de outubro, e entre as 11h00 e as 20h00 no dia 20 de outubro.

O bilhete de entrada tem um valor de 3,00 euros sem copo e de 6,00 euros com copo.