Melgaço associou-se, uma vez mais, à iniciativa Fins de Semana Gastronómicos e convida os apreciadores da boa mesa a provar nos vários restaurantes aderentes um dos pratos mais emblemáticos deste território minhoto, o Cabrito do Monte, aqui acompanhado com o vinho da região, o Alvarinho.

Associam-se a este Fim de Semana Gastronómico, as casas Adega do Sabino, Adega do Sossego, Boavista, Castrum Villae, Floral de Melgaço, Mira Castro, Mini-Zip, Miradouro do Castelo, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Serra, Tasquinha da Portela, Verde Minho, Chafarix, e O Vidoeiro.

Para além da boa mesa, os participantes nestas jornadas gastronómicas podem associar-se a provas gratuitas de vinho Alvarinho nas adegas aderentes à Rota do vinho Alvarinho - Reguengo de Melgaço / Castaboa / Quintas de Melgaço / Quinta de Soalheiro / Solar do Alvarinho  - (Marcação: Tel. 251 410 195).

Melgaço: Um fim de semana de cozinha de aconchego com Cabrito do Monte assado no forno
Bucho doce. créditos: Jorge Marcoa

Por seu turno, a Rede Melgaço Museus conta com entrada gratuita nos dias da iniciativa, nomeadamente o Núcleo Museológico da Torre de Menagem, Museu do Cinema, Museu Memória e Fronteira, Núcleo Museológico de Castro Laboreiro.

O programa inclui, ainda. visita à ordenha e prova de queijos de cabra na Queijaria Prados de Melgaço (Marcação: Tel. 251 414 093), passeio pedestre no Parque Nacional da Peneda-Gerês (PNPG), a mais antiga área protegida do país (Marcação: Tel. 251 465 010),   Passeio com pastores pelo habitat do Cabrito da Serra, Passeio todo o terreno pelo planalto de Castro Laboreiro à descoberta da Cabra Montês (Marcação: Tel. 251 466 041).