Começa a estar distante o tempo em que a lampreia era apreciada de uma forma muito tradicional e com pouca abrangência de mesa. Hoje são exploradas outras formas de cozinhar o ciclóstomo, amado por uns e odiado por outros.

O chefe Vitor Matos, responsável pela cozinha do Vidago Palace Hotel, vai a 3 de março dar mostra da versatilidade da lampreia preparando pratos exclusivos para o jantar (inscrições limitadas a 70 lugares) que decorre a partir das 20h00 no Monte de Prado Hotel & SPA.

Cinco pratos que serão harmonizados com os Alvarinhos Quintas de Melgaço, Reguengo de Melgaço, Castaboa e Soalheiro.

Para acompanhar o momento estará também à mesa um outro produto endógeno, as Águas de Melgaço.

Um menu que inclui as Lâminas de lampreia fumada, queijo fresco de cabra Prados de Melgaço (vinho: Castaboa Alvarinho 2016); Lampreia cozinhada a baixa temperatura com arroz de berbigão e coentros, algas, molho de Alvarinho de Melgaço e citronela (vinho: QM Nature Alvarinho 2016); Cevadinha cremosa de lampreia fumada com salpicão de Melgaço IGP Quinta de Folga, cogumelos e espinafres (vinho: QM Vinhas Velhas 2016).

O quarto momento deste jantar será protagonizado pela Lampreia com molho de vinho tinto, trufa negra, puré de aipo assado e especiarias, terrina de rabo de boi e funcho (vinho:

Soalheiro Oppaco 2014). Finalmente, um Bucho doce de Melgaço, creme de limão, bergamota e laranja confitada, Sorvete de yuzo, cidreira e panacotta de leite de cabra e lima-kaffir (vinho: Reguengo de Melgaço Espumante Reserva Alvarinho 2015)

O jantar tem o preço de 40,00 euros por pessoa.

As inscrições poderão ser feitas através do telefone 251 400130, do e-mail reservas@hotelmonteprado.pt ou aqui.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.