A presença portuguesa em Marrocos faz-se notar em inúmeros aspetos. O inverso também é verdade, não fosse Portugal um território habitado por mouros desde há séculos. O fado, os azulejos, a própria língua revelam ligações muito antigas.
Por isso, era de estranhar não haver um local de comunhão entre os dois países, principalmente numa área onde os dois são exímios: a boa mesa.
Numa breve visita a Lisboa, sentada num autocarro turístico, Zara Ghalda decidiu que esta seria a cidade onde iria viver um dia. E, passados uns anos, assim o fez. “Quando vim para Portugal não me senti estrangeira, nem nos hábitos, nem nas feições, nem na cultura”, adianta a marroquina.
Através da embaixada, conheceu Marinela Mirpuri, uma portuguesa apaixonada por Marrocos, e juntas abriram, há cerca de cinco meses, o restaurante Marrakesh Lounge, na rua de São Bento.
Entre o seu português com sotaque brasileiro e o francês, Zara recorre às semelhanças entre os dois países para explicar que o restaurante serve mais do que comida: “Aqui, o bacalhau não é só comida, é cultura. Em Marrocos, o couscous e a pastilla também são cultura”.
Daí o restaurante servir pratos típicos de Portugal e de Marrocos, caso do Taboulet com óleo de Argan (4,90 euros), a Tagine de vitela com ameixas e amêndoas (13,95 euros) ou o Kebak de frango marinado (10,10 euros). Mas há também espaço para a fusão dos sabores de ambas as nações, através de um couscous de bacalhau ou de pratos marroquinos com sardinha, por exemplo.
Formada em Direito, Zara considera a cozinha um caso sério, mas espontâneo. “A mulher marroquina tem de saber cozinhar”, afirma. E além disso tem de seguir convicções. “A cultura tem uma fibra artística, é um produto humano”, acredita. A interligação entre os dois países, com toda a sua influência mediterrânica, pode ser reforçada através de um centro de cultura luso-marroquino.
Aos jantares de sextas-feira e sábados, o Marrakesh Lounge tem espetáculos de dança do ventre. As duas sócias estão a planear ter músicos berberes e outro tipo de iniciativas culturais. É o ponto de partida para uma vida com um pouco mais de exotismo, sem sair da capital.
Morada: Rua de São Bento, nº334
Telefone: 966 036 035
E-mail: marrakechloungelx@gmail.com
Comentários