Dois dos princípios elementares que o iniciado na cozinha tem de interiorizar na sua prática culinária são o planeamento e a organização. Planear a compra dos ingredientes e a sua pré-preparação, organizar a bancada e os utensílios que vai utilizar. Terceira regra, focar-se, sem complicar, seguindo as instruções do manual que tem à sua frente. Keda Black, autor das receitas e Frédéric Lucano, fotógrafo, sabem como é importante um bom guia descritivo e visual para uso sobre a bancada da cozinha. Em parceria publicaram o livro “Curso de Cozinha - Básicos”, obra que chega agora a Portugal editado pela Jacarandá.

Livros: “Curso de Cozinha - Básicos” para não complicar o que é fácil de levar à mesa

Contas feitas são 60 receitas, das mais elementares, como uns ovos quentes, às elaborações mais encorpadas, como os panados de peixe fingidos ou uma pintada recheada. Comum a todas elas, o facto de o leitor acompanhar passo a passo, num roteiro visual a confeção das seis dezenas de receitas. Tomemos como exemplo a Maionese, a abrir o presente tomo. Para além da lista de ingredientes, com gemas, sal, mostarda, mistura de óleo e girassol, sumo de limão e pimenta de moinho, vamos encontrar a fotografia de todos os alimentos e acompanhamo-los em todas as fases de produção da receita. Três passos é quanto basta para percecionarmos a feitura deste prato.

Ao longo de 140 páginas vamos, desta forma, acompanhado a produção das receitas. Uma obra dividida em seis capítulos com os “Clássicos” (Ovos mexidos, Massa quebrada, Pizza margherita, Batatas fritas, Bifes simples), as “Massas e Arroz” (Pesto clássico, Molho de tomate-cereja, Massa com limão, Risoto primavera), “Carnes” (Bife tártaro, Almôndegas de porco, Frango assado no forno, Lombo de porco com leite), “Peixes” (Patê de cavala, Atum à moda do Taiti, Caril verde de peixe), “Legumes” (Sopa de abóbora Hokkaido, Batatas gratinadas, Ervilhas e cenouras guisadas, Cuscus de legumes), “Sobremesas” (Crepes, arroz-doce, Merengue pavlova.

“Curso de Cozinha  - Básicos” apresenta, ainda, ao leitor um “Glossário” que é simultaneamente um breve manual com dicas de cozinha. “Claras em castelo: para as claras ficarem bem batidas, não deve haver qualquer vestígio de gema ou de gordura na taça. Bata mais rapidamente no fim para ´apertar` as claras e torna-las firmes, antes de as incorporar na mistura escolhida”, um dos exemplos que extraímos deste guia final para o amador (ou não) na cozinha.

A obra chega ao leitor com o preço de 11,50 euros.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.