“Branco ou Tinto?”, quantas vezes enquanto consumidores já lançámos a questão? Partindo desta pergunta basilar, Joana Maçanita consultora enológica e produtora de vinho, procura traçar nas primeiras páginas do seu livro o perfil de consumo de cada um dos leitores. A autora deixa-nos 11 perguntas, entre elas, “Qual destes queijos prefere?” ou “Quais das especiarias prefere?”. No final do questionário saberemos que consumidor de vinho somos. Estamos preparados para avançar para os capítulos seguintes.

O que Joana Maçanita procura no seu “Branco ou Tinto” (Manuscrito Editora) é descomplicar o mundo do vinho, ajudar o consumidor a vencer resistências ou mesmo uma certa vergonha na hora de lançar as perguntas.

É a própria Joana Maçanita, hoje nomeada para “Jovem Enóloga do Ano de 2016”, que no prefácio ao presente título nos confidencia como venceu um certo complexo inicial no mundo dos vinhos: “nos primeiros encontros com `colegas dos vinhos`, em trabalho ou mesmo em lazer, ficava com um nó na barriga. Todos falavam muito sobre o vinho que provavam, faziam apreciações elaboradas e bastante descritivas (…) sentia-me tão perdida que pensava ´nunca vou ser capaz de fazer o que eles fazem”.

Com o tempo a Joana percebeu que as angústias iniciais podiam ser ultrapassadas. Formou-se em Engenharia Agronómica no Instituto Superior de Agronomia de Lisboa. Viajou para a Austrália, onde trabalhou numa das mais prestigiadas adegas de McLaren Vale. De volta a Portugal, cria a sua própria empresa de Consultoria Enológica com Cláudia Favinha e o irmão António Maçanita, apoiando produtores na criação de novos projetos, desde a Região do Douro, Alentejo, Lisboa e Algarve.

De permeio, Joana ajuda o irmão a arrancar um projeto de produção no Alentejo, a Fita Preta Vinhos & Sexy Wines.

É parte desta experiência que a autora partilha neste seu primeiro livro. Um manual que, numa linguagem simplificada e sem recurso a elaborados termos técnicos, explica ao leitor como escolher o vinho certo para qualquer ocasião, como comprar sem gastar muito dinheiro, como ler um rótulo, abrir uma garrafa, escolher o copo certo e apreciar um bom vinho.

Uma obra com um forte sentido prático onde o leitor aprende os princípios de como harmonizar vinhos com uma refeição, montar uma garrafeira ou escolher um vinho no restaurante.

Joana Maçanita, mãe por três vezes, para além do sucesso no mundo dos vinhos, conta com quatro títulos de Campeã Nacional em Ginástica Aeróbica

Em 2011 é convidada pela Universidade Lusófona e pela Escola de Formação Turística e Hoteleira dos Açores para iniciar um projeto de formação em Enologia e Gastronomia.

Agora está centrada no seu projeto de produção de vinho no Douro, com o seu irmão, a Maçanita Vinhos – Irmãos & Enólogos.

O livro “Branco ou Tinto?” chega aos escaparates com o preço de 13,90 euros.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.