Za’atar é o nome de uma mistura de ervas secas que junta tomilho, sementes de sésamo torradas, sumagre seco e, muitas vezes, sal. Muito popular no Médio Oriente, acompanha normalmente o pão pita molhado em azeite.
Agora é também nome, em Lisboa, do novo restaurante de cozinha libanesa, uma parceria entre o chefe Joe Barza, libanês e o Grupo José Avillez. Casa de mesa exótica, colorida de sabores do Médio Oriente, onde preponderam os vegetais, ervas aromáticas e especiarias.
“Visitar o ZA’ATAR é viver uma experiência que envolve os cinco sentidos”, explica Joe Barza sobre o novo restaurante, situado na Rua de São Paulo. “A carta é uma sinfonia de sabores e aromas do Líbano, com um toque de modernidade, e foi pensada para partilhar e para unir as pessoas. Receber os convidados calorosamente, com uma mesa rica e cheia de cor, é uma tradição libanesa. Temos um terroir muito rico e a nossa cozinha promove a paz”.
Explicando a parceria entre Joe Barza e o Grupo José Avillez, José Avillez afirma: “Interesso-me pelas várias cozinhas do mundo e tenho um gosto especial pela gastronomia do Médio Oriente. Conheci o Joe Barza há dois anos e desde logo admirei a sua experiência, conhecimento e paixão pela gastronomia libanesa.
Depois de visitar o Líbano e conhecer a história e a gastronomia incrível do país, nasceu a ideia de criar um restaurante libanês em Lisboa, que proporcionasse uma experiência única”.
No que respeita à carta, no ZA’ATAR, as boas-vindas são dadas com Karkachat (couvert), Salata (saladas), Mezza frios e Mezza quentes - uma combinação de várias entradas servidas em pequenos pratos, que incluem, por exemplo, Baba Ghanough (beringela fumada e assada com tahini e romã), Labneh W Toum (iogurte libanês com azeite e hortelã), Batata Harra (batatas crocantes salteadas com alho, paprika, coentros e limão) ou Za’atar W Jebneh Manoushe (pão libanês assado com za’atar e queijo).
Numa carta onde não falta za’atar, há pequenos pratos como Moughrabieh Djej (guisado de couscous com caldo de carne, chalotas grelhadas, cebolinho e coentros), Frikeb Bil Lahmeh (trigo verde fumado com perna de borrego, alperces secos e alecrim) e grelhados – Kebab de porco, Taook (espetada de frango) ou Kafta (espetada de carne de vaca e borrego, picadas).
O ZA’ATAR propõe ainda várias sobremesas libanesas, como o Sorvete de alperce com creme de pistácio (Fostkieh W Bouzit Michmouch), para além de alguns cocktails e infusões originais.
O ambiente foi criado pela designer de interiores libanesa, Nayla Khoury, a partir de um conceito de José Avillez e Joe Barza. “O Líbano é um país de contrastes e o ZA’ATAR transmite esta dualidade tão libanesa, do novo-antigo, moderno-tradicional, Oriente-Ocidente”, explica Nayla Khoury, acrescentando: “A iluminação dispersa e materiais como o latão martelado transportam-nos para a faceta tradicional do Líbano; mas as paredes de cimento, as mesas de mármore e o mural colocam-nos no Líbano moderno e contemporâneo”.
Comentários