Nesta edição, a segunda, a Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo, junta-se à gastronomia lusa, um elenco de sabores do mundo. Índia, Brasil, Vietname, Moçambique, Itália, chegam-nos à mesa para acompanhar com o tradicional copo de vinho do Alentejo.

No total, são 14 os restaurantes que aceitaram o desafio de recriarem um petisco do Alentejo ou de outras geografias culinárias acompanhado por néctares da planície. O casamento entre as duas componentes, petisco e vinho, é seleção de cada estabelecimento. O preço, no entanto, é constante, 4,5 euros.

By The Wine, Carnalentajana, Companhia do Largo, Livraria-Bar Menina e Moça, Lost In, Santos-O-Vinho, Chutnify, Chiveve, Malaca Too, Boteco Da DRI, Maritaca e TOPO (Belém, Chiado e Martim Moniz) são os restaurantes que vão integrar este roteiro.

Lisboa vai conhecer 15 dias de grande petiscada com vinhos alentejanos

Para Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, “ao incluirmos os sabores do mundo nesta Rota quisemos demonstrar a versatilidade dos Vinhos do Alentejo, um food paring perfeito não só com os tradicionais petiscos portugueses, mas também entre os mais sofisticados sabores do mundo. A prova de que os Vinhos do Alentejo são perfeitos para qualquer ocasião”.

A Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo termina a 13 de outubro, mas os Vinhos do Alentejo vão continuar por Lisboa. Durante os dias 13, 14 e 15 de outubro, no CCB – Centro Cultural de Belém, vai realizar-se o evento anual “Vinhos do Alentejo em Lisboa”, iniciativa que para além de provas de vinho tem um programa complementado com a gastronomia alentejana e muita animação.