
Nesta edição, a segunda, a Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo, junta-se à gastronomia lusa, um elenco de sabores do mundo. Índia, Brasil, Vietname, Moçambique, Itália, chegam-nos à mesa para acompanhar com o tradicional copo de vinho do Alentejo.
No total, são 14 os restaurantes que aceitaram o desafio de recriarem um petisco do Alentejo ou de outras geografias culinárias acompanhado por néctares da planície. O casamento entre as duas componentes, petisco e vinho, é seleção de cada estabelecimento. O preço, no entanto, é constante, 4,5 euros.
By The Wine, Carnalentajana, Companhia do Largo, Livraria-Bar Menina e Moça, Lost In, Santos-O-Vinho, Chutnify, Chiveve, Malaca Too, Boteco Da DRI, Maritaca e TOPO (Belém, Chiado e Martim Moniz) são os restaurantes que vão integrar este roteiro.

Para Francisco Mateus, presidente da Comissão Vitivinícola Regional do Alentejo, “ao incluirmos os sabores do mundo nesta Rota quisemos demonstrar a versatilidade dos Vinhos do Alentejo, um food paring perfeito não só com os tradicionais petiscos portugueses, mas também entre os mais sofisticados sabores do mundo. A prova de que os Vinhos do Alentejo são perfeitos para qualquer ocasião”.
A Rota dos Petiscos e Vinhos do Alentejo termina a 13 de outubro, mas os Vinhos do Alentejo vão continuar por Lisboa. Durante os dias 13, 14 e 15 de outubro, no CCB – Centro Cultural de Belém, vai realizar-se o evento anual “Vinhos do Alentejo em Lisboa”, iniciativa que para além de provas de vinho tem um programa complementado com a gastronomia alentejana e muita animação.
Comentários