Desenhada pela mão dos chefes do Restaurante da Loja das Conservas, André Palma e Tiago Neves, a carta da nova dupla de restaurantes da Loja das Conservas, instalados na Baixa lisboeta, foi pensada, acima de tudo, para o consumidor português, dadas as características dos pratos propostos em menu, bem como o conceito do espaço.

Sendo também uma atração turística, não só pela diversidade de produtos com um design icónico, a decoração vagueia entre a modernidade e a tipicidade.

No que respeita aos comeres, entre entradas, petiscos e sobremesas, foram criados cerca de 20 pratos em que o produto das conservas de peixe nacional é o ingrediente central. As propostas de André Palma e Tiago Neves são ainda acompanhadas por uma carta de vinhos que visa a harmonização com os pratos do Restaurante da Loja das Conservas.

Lisboa: Uma sobremesa de semifrio de cavala? Sim, e podemos comê-la nos novos  restaurantes da Lojas das Conservas
Lisboa: Uma sobremesa de semifrio de cavala? Sim, e podemos comê-la nos novos restaurantes da Lojas das Conservas Chamuças leves

Em matéria de entradas e petiscos, poderão ser encontrados no Restaurante da Loja das Conservas confeções como Croquete de Atum, Pastel de massa tenra com bacalhau e grão, Croquete de Sardinha e Tomate Picante ou, um dos ícones do espaço, a Chamuça de Atum com Caril.

No que respeita aos pratos principais os chefes de cozinha apostaram em grandes estrelas da gastronomia nacional como o Bacalhau à Brás, a Massada de peixe, as Migas Alentejanas acompanhadas por Sardinha Picante e até mesmo as típicas Pataniscas de Bacalhau com Arroz de Feijão, todos confecionados com peixe em conserva.

No item sobremesas, o Restaurante da Loja das Conservas conta com uma oferta clássica apimentada de inovação como a Mousse de queijo de Azeitão ou o Pudim Abade de Priscos, contudo, as conservas de peixe nacional também contam com uma especialidade doce, tendo sido criado um Doce da Casa - Semifrio de Cavala, uma invulgar sobremesa.

O chefe André Palma, de 24 anos, é lisboeta e o chefe Tiago Neves, de 26 anos, nasceu na Anadia, Distrito de Aveiro. André Palma estudou dois anos Escola de Hotelaria do Estoril e um ano na Escola de Hotelaria de Lisboa. Passou por vários restaurantes de cozinha tradicional portuguesa em Lisboa, Estremoz e Palmela e descobriu o gosto pela cozinha com o seu pai.

Tiago Neves conta com uma licenciatura em Restauração e Catering pelo Instituto Politécnico da Guarda. A cozinha surgiu-lhe como um desafio que acabou cumprir em diversos restaurantes de cozinha tradicional portuguesa como o Dux Petiscos, em Coimbra e Pedra Cancela, em Nelas. Tiago Neves estagiou ainda com o chefe Vitor Sobral.

Lisboa: Uma sobremesa de semifrio de cavala? Sim, e podemos comê-la nos novos  restaurantes da Lojas das Conservas
Lisboa: Uma sobremesa de semifrio de cavala? Sim, e podemos comê-la nos novos restaurantes da Lojas das Conservas Bacalhau à Brás leve.

Castro e Melo, o secretário-geral da ANICP - Associação Nacional da Indústria Conserveira Portuguesa, assinala que “o lançamento de um projeto gastronómico é o curso natural da Loja das Conservas que, mais que uma loja e restaurante, é uma plataforma que visa reunir toda a indústria na promoção e divulgação das conservas de peixe enquanto produto acessível, saudável, versátil e gourmet, podendo ser um ingrediente único na confeção de um prato à mesa dos portugueses”.

Sobre os próximos projetos da Loja das Conservas, Castro e Melo adianta que “o Porto será, certamente, o próximo local a acolher esta experiência gastronómica”.

Os novos restaurantes da Loja das Conservas estão abertos todos os dias. O Restaurante da Rua da Assunção, nº 83 tem a capacidade de cerca 28 pessoas na sala e 30 na esplanada e está aberto de terça a domingo, das 12h00 às 22h00, e o da Rua do Arsenal, nº 130 está aberto todos os dias da semana, de domingo a quarta das 12h00 às 22h00, e de quinta a sábado até às 22h00, e pode receber cerca de 40 lugares sentados. O preço médio por refeição, sem bebidas incluídas, poderá rondar os 15,00  – 20,00 euros.