Num Portugal miúdo geograficamente mas onde as distâncias e assimetrias entre o mundo rural e urbano assumem proporções continentais é sempre positivo destacar os pontos de convivência entre estas duas realidades. Mais, quando num mesmo espaço, no coração da capital, contactamos, provamos, sentimos e travamos conhecimento com um punhado de regiões portuguesas, de carácter bem vincado.

A Terra Fria Transmontana, as Terras de Sicó, o Pinhal Interior Sul, o Norte e Centro Alentejano e o Ribatejo Interior, encontraram um generoso cantinho num edifício histórico no Largo do Intendente de Pina Manique, em Lisboa. Chama-se "Produtos e Territórios" esta casa com oferta de produtos regionais alimentares e não alimentares, contando com uma componente de restauração denominada “…E Tem Dente!”.

Esta última numa evidente alusão à zona da capital em franca requalificação que o acolhe e ao facto de dispormos de uma mesa variada de petiscos. Apetitosos embaixadores das cozinhas dos seis territórios em mostra e de outras tantas associações de desenvolvimento local que os representam.

Lisboa: Espaço “Produtos e Territórios” para degustar melhor Portugal

Neste “Produtos e Territórios” vamos encontrar dois empreendedores, Guilherme Miguez e Rita Palitos, um casal empenhado em fazer vingar junto dos lisboetas e de quem visita a capital, este outro Portugal que raras vezes tem oportunidade de se mostrar em palcos maiores. “A loja tem o melhor de Portugal cá dentro, tem aquilo que é nosso e nos aquece o coração”, refere Rita.

“A intenção é servir de ponte entre muitos pequenos produtores que têm excelentes produtos e este grande mercado que é Lisboa. Portugal é rico nestes sabores e labores regionais, dos vinhos, aos azeites, marmeladas, méis, queijos, enchidos, mas por uma questão de escala e de dificuldade de chegar aos grandes centros, ficam esquecidos nos territórios de origem”, sublinha Guilherme.

produtos e territórios

Uma boa centena de produtos que não se sentem longe de casa na decoração engendrada para o número 11 do Largo do Intendente, onde em tempos funcionaram as cavalariças da FábricaViúva Lamego. A área, ampla, com dois pisos, conta com diversas valências e ambientes. Uma delas, um espaço multiusos para ações de formação e para refeições.

Não falta, também, o cantinho de pendor alentejano, recreando uma cozinha da região onde impera o Cante, com as suas cerâmicas, o singelo mobiliário em madeira de mesa e cadeiras a pedir uma pausa temperada com queijos e enchidos e um vinho da planície. Uma outra área da loja acolhe uma cafetaria com a óbvia ligação à oferta de pastelaria, doces e salgados das regiões focadas. Uma componente de restauração no “…E Tem Dente!” em estreita ligação, também, com a área exterior, uma esplanada com capacidade para 120 lugares.

“Vamos confecionar tapas e petiscos, a partir de pratos tradicionais da gastronomia portuguesa, privilegiando a utilização de ingredientes e de produtos dos territórios representados”, salienta Guilhermo Miguez que conta com a excelente mão e alma de cozinheira da sua mulher, Rita Palitos, para presentear o comensal com, por exemplo, umas apuradas moelas guisadas, favas à portuguesa, alheira com grelos, bacalhau espiritual. Aqui, para citar apenas algumas tentações da mesa de feição mais tradicional.

produtos e territórios

Aos fins-de-semana são servidos brunches “à moda portuguesa” uma vez mais, como se depreende, com ingredientes provindos das regiões abrangidas pelas seis associações presentes. Podemos, então, contar com queijos, pão, compotas, doces, fumados, enchidos, frutos secos.

No fundo um pouco daquilo que encontramos exposto e em venda na “Produtos e Territórios”, neste âmbito com três áreas bem demarcadas: uma garrafeira, uma zona de frio e um espaço dedicado ao artesanato (cerâmicas, têxteis, madeiras). Nos vinhos, a referência com uma presença mais encorpada na loja, destaca-se a região alentejana, embora também com bons representantes e outros berços vinícolas. Um bom linear onde se destaca a Cartuxa, Adega Mayor, Casa da Urra, Reynolds, Casal da Coelheira (Tejo), Monte Barbo (Beira Interior), Terras da Gama (Tejo).

Porque um vinho, um queijo e um enchido se fizeram naturalmente para conviver bem, poucos metros medeiam entre estes pares gastronómicos na “Produtos e Territórios”. Nos lineares de frio encontramos alguns interessantes exemplares como os queijos de ovelha e de cabra curado da alentejana Queijaria de Marvão, um deles com cobertura de alecrim, ou o queijo de cabra curado em vinho tinto da Queijaria Brejo da Gaia (Abrantes), casa que também nos presenteia com um queijo de cabra fundido, disponível em bisnaga.

Da Beira Interior, o Maranho da Sertã, especialidade que dentro do bucho de cabra, junta a carne da mesma, presunto e arroz e fortemente condimentado com hortelã. Ainda nos sabores intensos, o chouriço picante das terras de Sicó, mais concretamente da casa Fumeiro do Henrique. Para palatos que apreciam a riqueza de um bom azeite, refira-se os das marcas Fadista e Catraia, assim como o surpreendente café de bolota biológico, ou a pasta de azeitona preta da Inbeira, a geleia de marmelo e as marmeladas da Quinta do Côro, a ginginha e o licor de piripiri da marca L´Alma Penada.

“Produtos e Territórios” é uma iniciativa apoiada pela abordagem LEADER, do Programa de Desenvolvimento Rural e onde vamos encontrar o empenho de seis associações de desenvolvimento local - CoraNE - Terra Fria Transmontana, TERRAS DE SICÓ, PINHAL MAIOR - Pinhal Interior Sul, ADER-AL - Norte Alentejo, MONTE-ACE - Alentejo Central e TAGUS - Ribatejo Interior.

Restaurante "...E Tem Dente!"

De domingo a quinta-feira: das 11h00 às 23h00

Sextas e Sábados: das 11h00 às 2h00

Encerra às segundas-feiras

Loja "Produtos e Territórios":

De terça a domingo das 11h00 às 22h00

Encerra às segunda-feiras