De 5 a 8 de fevereiro são muitas as atividades propostas em mais uma edição do evento “O Chocolate em Lisboa”, na arena do Campo Pequeno, na capital. Uma das componentes desta iniciativa é a realização de diversos workshops no fim-de-semana de 7 e 8 de fevereiro.

Desta forma, no sábado decorrem as seguintes atividades: “O chocolate na alimentação” (13h30 – 8,00 euros), “Harmonizações à fatia” (15h00 - 8,00 euros), “O glorioso Praliné e o Whisky de Malte Glenlivet” (16h30 - 8,00 euros), “O Comércio do Cacau: situação e perspetivas” (18h00 – 8,00 euros), “O chocolate é afrodisíaco!” (19h30 – 10,00 euros).

Já no domingo, dia 8 de fevereiro, a tarde arranca com a sessão “O chocolate e os aromas dos chás” (13h30 – 8,00 euros), “Saiba escolher os seus chocolates” (15h00, 8 euros), “Como harmonizar comida, chocolates e vinhos” (16h30 – 8,00 euros), “A dieta do chocolate” (18h00 – 8,00 euros), “O chocolate é afrodisíaco!” (19h30 – 10,00 euros).

“O Chocolate em Lisboa” (10h30 às 21h30) vai ainda apresentar diariamente dezenas de projetos, entre nomes de origem portuguesa e internacionais, que expõem tabletes, bombons, brigadeiros, trufas, macarons, crepes, pastelaria fina, chocolate quente, bolos, vinhos, frutos secos, especiarias, chá, fruta, etc.

O evento conta também com vários show cookings, com demonstrações práticas de receitas incluindo a iguaria “estrela” desta iniciativa, dos quais se destacam as apresentações “Chocolate Touch & Chocolate Oppidum”, por Ester Coelho, barmaid do Hotel Myriad by Sana, e “O Chocolate Martini & The Different Margarita”, por Afonso Castanheiro, barman do Restaurante Bica do Sapato e do Restaurante Pap’Açorda.

Entre as muitas novidades deste ano destaca-se o espaço “O Chocolate é uma Joia”. Serão exibidas peças originais da autoria da joalheira Tânia Gil replicadas em chocolate pelo chefe pasteleiro Anderson Miotto, do Hotel Myriad by Sana. Os visitantes poderão assistir em determinados momentos a um verdadeiro espetáculo com modelos destacando estas joias.

À entrada do evento estará em exibição a exposição “Da Flor do Cacau ao Chocolate” que dará as boas-vindas a todos visitantes, retratando a história do chocolate, desde as suas origens até ao seu consumo, incluindo curiosidades sobre o seu fabrico, composição, os seus benefícios para a saúde, etc.

Os chocolates em mostra e venda serão provenientes de diferentes países: Portugal, Bélgica, Suíça, Espanha, França, Itália, Inglaterra, São Tomé e Príncipe, EUA e Vietname. São cerca de 70 os expositores de marcas e chocolates, destacando-se entre outros a Callebaut, Valrhona, Michael Cluizel, Casa Grande Chocolatier, Marbela, L' éclair, Imperial, Mestre Cacau, Denegro, Chocolataria Equador.

Para além da mostra de chocolate, os visitantes podem ainda contar com vários show cookings, com demonstrações práticas de receitas com a iguaria “estrela” desta iniciativa, pela mão de chefes pasteleiros e mestres chocolateiros de renome.

A exemplo do ano passado, o “Cacau Lounge”, espaço com a assinatura da Casa da Comida, servirá refeições ligeiras e um delicioso Cacau quente a todos os que quiserem fazer uma pausa.

Preço do ingresso: 3,50 euros (6 aos 11 anos 1,00 euro).