Todos os meses, a Marta Dionísio desafia a blogosfera em torno de um desafio alimentar. Fá-lo a partir da sua página, o blogue “Intrusa na Cozinha”, destacando um produto com forte potencial culinário. Este mês de junho o destaque recai sobre a cereja, o fruto da cerejeira que tão bem cai na mesa portuguesa e com méritos reconhecidos. Quem não ouviu falar da Cereja do Fundão ou da congénere de Alfandega da Fé?

O que a bloguer nos propõe é muito simples e dito pela própria: “Tragam uma receita, talvez aquela que tantas vezes tem ficado em lista de espera, ou aquela que repetem vezes sem conta nas vossas cozinhas sem que lhe tivessem dado o devido destaque, ou a outra que é de família, a que tem um segredo, aquela que desperta memórias”.

Junho é mês de verão e de muitas cerejas no “Intrusa na Cozinha”

Na prática, basta deixar o link da receita proposta nos comentários da publicação que abre o ingrediente do mês no blogue Intrusa na Cozinha. Se o proponente não tiver blogue pode enviar um email à Marta Dionísio com a receita e uma foto. A bloguer fará a publicação, com os devidos créditos. Pode, ainda, identificar a receita com a hashtag #martaingredientofthemonth.

A Marta não nos deixa sem rede no post que lança o seu desafio do mês e faz-nos uma visita guiada ao alimento em destaque. Diz-nos, assim, no que respeita à cereja: “Existem mais de 30 espécies de cerejas, sendo que a mais comum e desejada é a cereja-doce, um fruto de formato globoso e com uma casca bem vermelha, quase roxa, com uma polpa bastante doce, suculenta e macia, e que normalmente é servida ao natural. Outra variedade é a cereja-ácida que é mais firme e com menos açúcar, sendo utilizada para preparação de conservas e bebidas licorosas, como o cherry e o kirsh. Quando consumida ao natural, a cereja tem propriedades refrescantes, diuréticas e laxativas. Porém, o consumo excessivo pode provocar problemas estomacais”.

Uma abordagem que não esquece os benefícios para a saúde e algumas dicas sobre a utilização culinária do alimento.