Já este mês de maio de 2019 José Avillez foi notícia com a abertura do seu novo Cantinho, em Cascais, o quarto espaço com o conceito de cozinha contemporânea portuguesa aberto pelo chefe de cozinha, duas estrelas Michelin com o restaurante Belcanto, recentemente renovado e com nova morada.

Agora, um mês volvido, Avillez volta a ser notícia, desta feita com o anúncio do encerramento de três dos seus restaurantes, a Cantina do Avillez, a Pitaria e o Za´atar, este último em parceria com o chefe libanês Joe Barza. Um espaço aberto há perto de nove meses, como aqui noticiávamos.

Lisboa: ZA’ATAR a nova casa de José Avillez traz-nos calor humano do Médio Oriente
Chefes José Avillez e Joe Barza aquando da inauguração do Za´atar. créditos: @Grupo José Avillez

Recorde-se que a Pitaria abriu no início de 2018 na Rua Nova da Trindade, assente no conceito das pitas, cozinha de tradição fundada no Médio Oriente.

No que respeita à Cantina do Avillez, na Rua dos Arameiros, abriu no primeiro trimestre de 2018, casa de carta descontraída e para refeições rápidas.

Na página oficial do Grupo José Avillez deixou de constar referência ao trio de restaurantes agora encerrados.

De acordo com o jornal o Expresso, a Cantina Zé Avillez fechou definitivamente as portas, “não estando previsto nenhum outro restaurante da marca”. No espaço onde funcionou o Zá´tar e a Pitaria, deverão surgir em datas ainda a anunciar novos projetos com a assinatura do chefe português que em 2018 venceu o Grand Prix de L'Art de La Cuisine, galardão até hoje entregue a um restrito grupo de chefes. É anualmente atribuído pela francesa Academie Internationale de Gastronomie.

pitaria
Pitaria. créditos: José Avillez

Do universo de restaurantes com assinatura de José Avillez contam-se, entre outros, o Belcanto, o Beco, o Mini Bar, o Bairro do Avillez (diferentes conceitos de restauração), o Rei da China e o Café Lisboa, a Pizzaria Lisboa, a Tasca José Avillez, e a Casa dos Prazeres.

José Avillez chegou recentemente ao Dubai com a inauguração da Tasca, o primeiro projecto de restauração internacional do chefe de cozinha português, que lev os sabores nacionais aquela emirado da Península Arábica.  O restaurante localiza-se no sexto andar do hotel Mandarin Oriental Jumeira.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.