Após cruzar o cabo dos 40 anos de idade, o chefe britânico Jamie Oliver fez uma reflexão sobre a sua vida e a abordagem pessoal que faz à comida. Jamie concluiu que “adora”, não só a vida profissional peculiar que leva, como também a família que constituiu e as amizades que mantém. Mas adverte: “se quiser dar a si mesmo o que há de melhor, deve ter como prioridade máxima a sua saúde”. Essencial neste bem-estar é aquilo que comemos e como comemos. Fiel a estes princípios Jamie Oliver investigou, falou com alguns dos melhores especialistas em saúde e nutrição por esse mundo fora - médicos, cientistas, professores universitários - e viajou para alguns dos lugares mais saudáveis do Mundo.
O chefe juntou a este trabalho de campo os 30 anos de experiência que traz no mundo da gastronomia. O resultado chegou este mês de novembro aos escaparates portugueses. Em “Receitas Saudáveis” (Porto Editora), Jamie Oliver apresenta-nos «o livro mais pessoal que já escrevi”, obra com dezenas de propostas de comida saudável e nutritiva, cheia de cor, deliciosa e divertida.
Nas mais de 300 páginas do presente título, o leitor encontra receitas completas e equilibradas. Diz-nos o autor em jeito de convite: “espero que encontre aqui as ferramentas para fazer as escolhas certas para enfrentar a vida no seu próprio ritmo, misturando estas refeições equilibradas com algumas gulodices, quando não resiste a portar‑se mal”.
“Receitas Saudáveis” encontra-se dividido em capítulos, uns abordando as principais refeições dia, outros com diferentes temas: “os ilustres legumes & fruta”, “o poder das proteínas”, “a gordura é essencial”, “um mergulho nos lacticínios”, “o essencial do sono”, “revolucione as compras”.
Todas as receitas vêm acompanhadas de uma tabela nutricional, assim como tempos de confeção e número de doses preparadas.
Jamie Oliver, que começou a cozinhar no pub dos pais aos oito anos, conta com uma carreira de mais de 16 anos na televisão e edição de livros. O britânico, natural do Essex, tornou-se um fenómeno global em matéria de alimentação e promoção de campanhas. O chefe apoia obras e eventos de carácter social, como a Jamie Oliver Food Foundation (com ramos em Inglaterra, Estados Unidos e Austrália), e o Food Revolution Day (Dia Anual da Revolução Alimentar).
Entre os famosos restaurantes de Jamie, destacam-se o Barbecoa e o conjunto de restaurantes Jamie’s Italian, no Reino Unido e no estrangeiro. A sua extensa gama de produtos alimentares e não-alimentares é mundialmente reconhecida.
Jamie colabora no Jamie Magazine, a sua revista de culinária, aparece nos seus canais do YouTube Jamie Oliver’s Food Tube and Drinks Tube, tem 5 apps premiadas, e publicou até à data 16 livros de cozinha.
Comentários