Anteriormente, a responsabilidade da seleção dos vinhos portugueses era da escritora e crítica de vinhos britânica Sara Ahmed, que continuará a trabalhar com Portugal, mas noutra vertente. André Ribeirinho será a partir de agora o responsável pela seleção dos vinhos e produtores nacionais que entram no guia, sendo que em cada ano tem de alterar 25% das propostas, ou seja, todos os anos tem de incluir esta mesma quota de novidades. Nas edições anteriores, Portugal entrava em conjunto com a Espanha, enquanto que agora terá uma secção exclusiva e um maior número de referências nacionais.

“É incrível para Portugal ter uma pessoa que é portuguesa a fazer a selecão dos vinhos nacionais que entram no guia. Tenho o privilégio de ser primeiro a representar Portugal num guia de vinhos internacional com esta projeção. É um enorme orgulho pessoal e o reconhecimento do trabalho que tenho desenvolvido nos últimos anos, do qual o Adegga é a sua vertente mais visível”, salienta André Ribeirinho.

O Hugh Johnson's Pocket Wine Book existe desde 1977 e  continua a ser reconhecido como o guia de vinhos mais vendido do mundo (cerca de 12 milhões de cópias). Fundado por Hugh Jonhson, é um guia que funciona como glossário ao fazer recomendações de produtores e vinhos de todo o mundo, em vez de lhes dar pontuações, apresentando-os de forma sucinta e clara para que o consumidor possa fazer uma seleção informada.

André Ribeirinho é um dos fundadores do Adegga.com, uma plataforma online de descoberta e venda de vinhos que é também responsável pela organização de provas onde o consumidor pode comprar vinho diretamente a 40 produtores selecionados pela equipa do Adegga. Os Adegga WineMarket acontecem em Lisboa, Porto, Algarve, Bruxelas e Berlim.

Em qualquer um destes eventos, os visitantes têm acesso à tecnologia desenvolvida pela equipa do Adegga, o SmartWineGlass. Premiada internacionalmente, é uma ferramenta essencial para recordar os produtores visitados e os vinhos provados durante o evento. André Ribeirinho foi considerado, em 2010, a Personalidade do Ano na área do vinho pelo jornal Diário de Notícias. É ainda de destacar que André Ribeirinho participa regularmente no painel de jurados do Concurso Mundial de Bruxelas e é co-fundador da #winelover, comunidade com 21 000 membros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.