Há um bolo português entre as 10 sobremesas mais apreciadas em todo o mundo mas as preferidas são as turcas e as francesas. De acordo com os utilizadores do TasteAtlas, um site interativo, ainda em desenvolvimento, que mostra as especialidades gastronómicas que existem em cada país e os melhores restaurantes onde as pode saborear, há mais gente a gostar de pastéis de nata do que de crepes e de brownies.

No topo da lista, que pode ver na galeria de imagens que se segue, o mais votado é o antep baklavasi. Típico da cidade de Gaziantep, na Turquia, é um doce, tipo baclava, feito com massa filo, pistácios, manteiga derretida e pasta de sêmola. O segundo mais apreciado é o fistikli sarma, originário do mesmo país, seguido de perto pelo molten chocolate cake, bolo cremoso de chocolate que se assemelha ao petit gâteau francês.

Além das especialidades gastronómicas mais e menos votadas em cada uma das categorias, o site apresenta ainda um ranking de popularidade, além de uma ferramenta de pesquisa que as permite procurar por ordem alfabética e por país e descobrir as suas origens e até a receita. Em Portugal, além dos pastéis de nata, há informações sobre o cozido à portuguesa, a francesinha, o caldo verde, o arroz de pato e até a sopa de cação.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.