A um ano de soprar as suas 40 velas, o Festival Nacional de Gastronomia, em Santarém, conta nesta sua 39ª edição com uma agenda de iniciativas preenchida. De 24 de outubro a 3 de novembro, o país gastronómico passa pela Casa do Campino na capital ribatejana, num evento que dedica especial atenção ao vinho e à vinha, mas sem descurar nas apresentações de chefes de cozinha, assim como a tradicional mostra dos comeres das diferentes regiões.

Momentos altos do Festival, serão os cinco banquetes preparados por outros tantos chefes de cozinha, alguns deles com estrelas Michelin. Desta forma, a mesa nestes banquetes estará por conta de Rui Paula (25 de outubro), Chakall (26 de outubro), Óscar Gonçalves (31 de outubro), João Correia e Rodrigo Castelo (1 de novembro) e Justa Nobre (2 de novembro).

No que toca à temática vinho e vinha, os municípios presentes irão harmonizar estes com as suas cozinhas, em combinações tradicionais e contemporâneas. Convidados estão os municípios de Grândola (25 de outubro), Peso da Régua (26 de outubro), Viseu (27 de outubro), Lagoa (30 de outubro), Palmela (31 de outubro), Anadia (1 de novembro), Açores (2 de novembro) e Santarém (3 de novembro). O Festival vai acolher diversas “Conversas sobre o Vinho”, assim como provas comentadas, formações para profissionais.

Não faltará neste Festival Nacional de Gastronomia o sempre presente espaço dedicado às tasquinhas regionais, assim como atenção à doçaria tradicional, os produtos agrícolas e artesanato, com a presença de dezenas de expositores.

Entretanto, a 28 de outubro terá início a primeira edição do Concurso Nacional de Cozinha Tradicional Portuguesa, promovido pela Qualifica/oriGIn Portugal. Um certame que motiva os produtores ao respeito pelos modos de produção, as receitas e o uso dos ingredientes genuínos.

Um dia mais tarde, a 29, decorrerá a gala de entrega de prémios do concurso anual Great Taste Awards, iniciativa que nasceu em 1994, no Reino Unido, responsável pela descoberta de produtos alimentares de qualidade e promoção dos mesmos junto de profissionais e consumidores.

Ainda no âmbito do Festival vão ter lugar dois seminários sobre a temática do vinho. A 27 de outubro, “O Casamento entre a comida e o Vinho”, com Paulo Amado, diretor da revista Inter, e Rodrigo Castelo, chefe do restaurante Taberna Ó Balcão e a 2 de novembro um encontro sobre “Marketing e Promoção de Vinhos”, com representantes das quintas da Alorna e da Lagoalva e da CVR Tejo. A moderação do debate ficará entregue a Francisco Armando Fernandes, consultor cultural do festival.

A 28 de outubro será apresentado o Dia Nacional da Gastronomia 2020 que terá lugar em Santarém.

O Festival Nacional de Gastronomia é organizado pela autarquia e pela Viver Santarém, com a parceria da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo e produção da Essência do Vinho.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.