O festival CIOFF Culturas Mediterrânicas encontrou em Lisboa, este 2018, o espaço e plataforma de encontro de culturas e de países mediterrânicos ou de influência mediterrânica. Contas feitas, durante cinco dias, 12 países, mais de 400 artistas, cem artesãos e produtores regionais, vão ter como ponto de encontro o Parque de Jogos 1º de Maio, na capital.

Este festival, organizado pelo CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore, apadrinhou o evento com o título "Mediterrâneo, Território dos 5 Sentidos" e promete fazer dos dias de festa um encontro de apelo a todos eles.

Dieta Mediterrânica: “Não temos de copiar o que chega de fora. Basta que sejamos como somos”
Dieta Mediterrânica: “Não temos de copiar o que chega de fora. Basta que sejamos como somos”
Ver artigo

O programa é vasto (pode ser consultado aqui), contando com um mercado onde estarão presentes produtores, artesãos e marcas ligadas ao conceito de vida mediterrânica.

No palco instalado no recinto vão atuar, entre outros, Joana Amendoeira, por Portugal, Rabih Abou-Khalil Quartet e Ricardo Ribeiro pelo Líbano e por Portugal), Folk N' Roll (Grécia), assim como de canto e folclore de países como França, Tunísia, Itália, Croácia, Portugal, Espanha, Sérvia e Turquia.

Uma componente artística que se completa com a apresentação de instrumentos tradicionais de diferentes países, oficinas de dança tradicional e mostras representativas da cultura mediterrânica, como é o caso de trajes tradicionais. O cinema também não foi esquecido com um ciclo de cinema a decorrer durante o festival.

O CIOFF - Conselho Internacional das Organizações de Festivais de Folclore, é uma organização não-governamental, sem fins lucrativos, membro associado da UNESCO desde 2015.

Com um elenco de cerca de 93 países com secções nacionais e vários membros associados ou correspondentes, está hoje ativo em mais de cem países nos cinco continentes.

Portugal foi um dos fundadores do CIOFF, estando a Fundação INATEL associada a esta organização desde 1992 assumindo desde então o seu funcionamento.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.