
Desde 2013 que se realiza o Festival Gastronómico Monte Velho, como forma de celebrar a gastronomia portuguesa e a sua íntima ligação ao icónico vinho alentejano. Em 2016, são cerca de uma centena os restaurantes aderentes, na sua maioria em Portugal (14 no distrito de Lisboa), mas também em Espanha (restaurante Oporto, em Barcelona), Bulgária (Tuga Bar, em Sofia) e Brasil (Gruta de Santo Antônio, em Niterói; e Rancho Português, no Rio de Janeiro). Cada um vai propor as melhores harmonizações para este vinho, confirmando o seu carácter gastronómico e a sua versatilidade.
Criados com a mesma origem e filosofia que o Esporão Reserva, os vinhos Monte Velho procuraram, desde sempre, chegar a mais pessoas e transformar o consumo de vinho diário numa experiência. Os vinhos Monte Velho caracterizam-se pelos seus aromas ricos, paladar suave e excelente aptidão gastronómica. Os rótulos das colheitas 2015 são inspirados nos padrões das tradicionais Mantas de Reguengos de Monsaraz.
Para acompanhar os pratos típicos portugueses, é oferecida meia garrafa de Monte Velho tinto ou branco. A lista de restaurantes aderentes, assim como os menus propostos, está disponível na página oficial do Festival Monte Velho.
Comentários