O evento integra-se no programa Allgarve Gourmet e pretende evidenciar a cataplana como utensílio único da culinária portuguesa, permitindo confeccionar marisco, peixe, legumes, carne e até sobremesas, de forma saborosa e saudável.
A par dos restaurantes aderentes à iniciativa, que apresentam pratos típicos na Marina de Vilamoura, chefes nacionais exibem novas propostas de cataplana, cujas receitas serão recolhidas num livro lançado no festival.

Durante o evento é também apresentada uma mostra de protótipos de cataplanas, idealizadas por designers portugueses, que pretendem tornar este equipamento ainda mais versátil e fácil de utilizar. Uma exposição de peças da Fábrica Bordalo Pinheiro completa o festival, que pretende atrair mais público através de uma prática de preços reduzidos.
Os Festivais da Sardinha, em Portimão, e o de Marisco, em Olhão, em Agosto, organizados pelas respectivas câmaras municipais há mais de 15 anos, exibem as criações culinárias dos chefes, além de vários espectáculos de animação, estando também incluídos no Allgarve Gourmet.
O Allgarve Gourmet revela, ainda, demonstrações gastronómicas, algumas delas pela mão de chefes, a cozinha da região nas suas vertentes clássica e popular. O Xerém e as Cataplanas, o peixe e o marisco, o borrego ou o porco de qualidade superior, as laranjas ou os maravilhosos doces da região são alguns dos produtos utilizados nestas demonstrações que acontecem no Algarve durante o Verão.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.