Até 13 de junho Lisboa torna-se, uma vez mais, uma montra da literatura nacional e internacional. A 88ª Feira do Livro está de volta ao Parque Eduardo VII, com uma mala cheia de milhares de bons argumentos para que não nos faltem leituras.

Contas feitas, são perto de 300 stands, com a presença de 626 editoras e chancelas. Isto num recinto que este ano se apresenta com mais área, perto de 23 mil metros quadrados.

Espaço para muitas histórias, ficções, poesia, divulgação científica, ensaio, tudo aquilo que cabe dentro de um livro o que, naturalmente, inclui um universo em expansão, o dos livros de gastronomia, nas suas diferentes dimensões e para diversos públicos, o que inclui lançamentos no decurso da feira com a presença dos autores.

A 31 maio contaremos com a apresentação do livro "Rota dos Cafés com História de Portugal", de autoria de Vítor Marques (Praça Azul, 17h00). Também a 31 de maio, apresentação do livro “História Gastronómica de Lisboa”, por Manuel Paquete (Espaço BLX, 18h30). A 2 de junho (18h00), no Auditório, assistiremos ao lançamento do livro "Vinho à Mesa" com a presença da autora Maria João de Almeida.

Feira do Livro de Lisboa: Até 13 de junho a literatura dá-nos bons argumentos para comer e aprender

Na Feira do Livro a edição surge, este 2018, associada a dezenas de demonstrações culinárias. Entre estas, a 26 de maio, pelas 11h00 (Espaço Show Cooking/Arena), o público pode aprender a cozinhar papinhas para bebé no primeiro ano de vida com Sandra Santos, autora do livro "As Papinhas da Xica".

Já a 27 de maio (Espaço Show CookingEditora Nascente), Filipa Range, autora do livro e blogue “A Cozinha Verde”, vai ensinar tudo o que precisa de saber sobre alimentação 100% vegetal e um estilo de vida vegan. No mesmo dia, às 15h50 (Espaço Show Cooking/Grupo Porto Editora – ArtePlural), a chefe Rita Nascimento traz-nos doces receitas do seu livro “Pastelaria em Casa”.

A 31 de maio (16h00) o espaço Espaço Show Cooking /Editora Nascente, apresenta Magda Roma, nutricionista especializada em alimentação Anticancro, que explicará quais os alimentos que previnem o seu aparecimento e as combatem.

A 2 de junho (Espaço Show Cooking/Editora Nascente), pelas 17h00, Carina Barbosa, autora do livro “100% Vegetal”, demonstrará como fazer receitas saborosas, fáceis de preparar e totalmente isentas de ingredientes de origem animal.

Por seu turno, a 9 de junho, no Espaço Show Cooking/Editora Nascente (16h00), a nutricionista Maria Inês Antunes, autora do livro “Receitas para um Superintestino”, explica, através de diversos pratos que combinam alimentos fermentados, prebióticos, probióticos, e muitos outros, a importância de manter o intestino saudável.

A 13 de junho (12h00), no Espaço Show Cooking/ Vorwerk, a apresentação do livro “Bimby, Pastas e Risoto”, com a reprodução de algumas receitas. No mesmo dia, às 16h00, e no Espaço Show Cooking /Planeta, a presença de Rita Rocha de Macedo, autora do livro "Mais Receitas da Dieta Prática".

No que respeita à vertente debate alimentar, o Auditório instalado na Feira apresenta, a 9 de junho (19h00), uma conversa com Cátia Antunes autora do livro "Fast food, fast life, fast cancer. Uma vida sem cancro".

Feira do Livro de Lisboa: Até 13 de junho a literatura dá-nos bons argumentos para comer e aprender

Também mais encorpada, a representação dos comeres nesta Feira do Livro. De acordo com a organização do evento, há 40 pontos de restauração no recinto, desde as emblemáticas e sempre presentes carrinhas de churros e pipocas, a novos conceitos em food truck, como a comida biológica e vegan das The Wrepe Van e Veggie Lovers Truck, aos cheesecakes gelados da Maria manjerica, os pregos da Reysbee, os cachorros quentes da The Hot Dog Lab.

Tal como aconteceu na edição de 2017, no decorrer da Feira do Livro de Lisboa serão anunciados os vencedores do Prémio Cook Book, com galardões atribuídos a obras editadas em diversas categorias: Livro do Ano, Editor, Capa do ano; Fotografia, Novas Tendências, Top Vendas Nacional; Top Adaptado internacional; Escolha do Público, entre outras.

Os vencedores serão conhecidos a 26 de maio, sábado, pelas 18h00 no recinto da Feira.

Ainda no que toca aos comeres, decorre este ano no evento a primeira edição da “Supper Stars Battle”, uma batalha gastronómica entre chefes da marca Supper Stars. Uma “luta” que tem subjacente uma homenagem à cozinha tradicional portuguesa e aos seus livros mais emblemáticos.

A receita é simples: quatro chefes (Kiko Sousa, Susana Cigarro, Flávio Silva e Vítor Veloso), duas eliminatórias e uma grande final, nos dias 31 de Maio, 1 e 2 de Junho, respetivamente, sempre às 19h00, no espaço de showcooking HotPoint. Eliminatórias que contam com a ajuda do público na seleção dos chefes finalistas