Geovane Carneiro, braço direito de Alex Atala e chefe executivo do restaurante brasileiro D.O.M (duas estrelas Michelin), é um dos participantes nesta viagem gastronómica alentejana, entre 4 e 7 de dezembro, que contará ainda com a presença, entre outros, de Ian Doyle (headchef no Oaxen Krog, na Suécia, que ostenta igualmente duas estrelas Michelin).

Azeitona: Mima-nos com o azeite este fruto que adora o sol mediterrânico
Azeitona: Mima-nos com o azeite este fruto que adora o sol mediterrânico
Ver artigo

O restaurante sueco Alöe e o dinamarquês Substans (ambos detentores de uma estrela Michelin) estarão também representados pelos seus chefes de cozinha (Emanuel Tärnqvist e Jeff O’Neill, respetivamente).

No grupo de 12 participantes, provenientes de cinco mercados estratégicos para o Azeite do Alentejo (Brasil, Estados Unidos, Canadá, Dinamarca e Suécia), marcará também presença o norte-americano Curtis Cord, sommelier profissional de azeites, que, para além de editor do portal Olive Oil Times, fonte de informação do sector mais lida do mundo, é também presidente do concurso mundial NYIOOC – New York International Olive Oil Competition.

À semelhança da edição anterior deste roteiro gastronómico, que decorreu em abril passado, o programa inclui visitas a olivais e lagares, provas de azeite e degustação de pratos, inspirados e harmonizados com os azeites do Alentejo, região com uma paisagem rica e diversificada, onde se produz 78% do azeite em Portugal (campanha 2017/2018).

Simultaneamente, no lounge premium da TAP, no aeroporto de Lisboa, decorrerá uma ação de degustação dos Azeites do Alentejo.

Esta iniciativa é organizada no âmbito do projeto “Promoção do Azeite do Alentejo nos Mercados Externos”, através do qual o entro de Estudos e Promoção do Azeite do Alentejo (CEPAAL) pretende reforçar a sua estratégia de promoção externa e dar a conhecer a novos mercados o Azeite do Alentejo e as empresas produtoras. O objetivo é contribuir para o aumento das exportações, dar visibilidade coletiva a este produto, dinamizar a economia da região e conferir maior competitividade ao sector.

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.