Em Melgaço, um dos concelhos que adere à iniciativa “Lampreia do Rio Minho – Um Prato de Excelência” são 12 os restaurantes participantes, uns inovando, outros mantendo a tradição em torno de um dos pratos icónicos da região minhota, a Lampreia, ou como cientificamente se designa, um ciclóstomo (peixes com boca circular).

Ensopada de lampreia no molho do seu próprio sangue (a maneira mais habitual de a preparar), com arroz ou estufada; marinada em vinho verde tinto; ensopada e servida com pão frito; de cabidela; ou à bordalesa; e até em folhados, são algumas das propostas em degustação.

Participam nas jornadas gastronómicas os restaurantes Adega do Sossego, Adega Regional do Sabino, Hotel Boavista, Casa Real, Chafarix, Foral de Melgaço, Mini Zip, O Adérito, O Brandeiro, Paris, Tasquinha da Portela e o Verde Minho.

Entretanto, a 29 de março, pelas 22h00 (em local ainda a definir), o chefe de cozinha Vitor Matos, estrela Michelin, estará em Melgaço a preparar um jantar vínico de harmonização da Lampreia do Rio Minho com Alvarinho.

Em paralelo com a componente culinária decorrerá um programa de animação com atividades de turismo natureza e aventura, com rafting, caminhadas, rapel, salto pendular, arvorismo, slide, escalada, passeios pedestres. Melgaço deixa, ainda, a sugestão de visita aos espaços museológicos da rede concelhia, visitas e provas nas adegas aderentes da Rota do Vinho Alvarinho e também visitas a produtores de artesanato, de fumeiro, de queijo e de outros produtos locais.

Em Valença vamos ter dois meses de comeres com o mais famoso ciclóstomo de Portugal
Arroz de lampreia

O programa contempla também uma caminhada “Pela rota das Pesqueiras”. Durante a atividade, que acontece no dia 31 de março, os participantes poderão conversar com os pescadores, “participar” na pesca da lampreia, aprender a fazer as redes de pesca, a escalar e a preparar as lampreias. No final, haverá degustação de alguns pratos confecionados com esta iguaria.

Para os apaixonados e curiosos pela lampreia há ainda uma exposição de fotografia: “O Rio Minho é vida”, de 19 março a 13 abril, na Casa da Cultura.

A autarquia minhota convida, ainda, à participação em eventos que decorrem durante o festival gastronómico, nomeadamente concertos musicais que integram a iniciativa All Music Fest; do Fim de Semana Gastronómico (22, 23 e 24 de março); da oficina “A Arte Secular da Pesca da Lampreia” (data a definir) – uma ação de sensibilização infantil para a importância económica e cultural desta arte, mostrando as diferentes fases do processo e a forma como se trabalham as redes utilizadas nas pesqueiras do Rio Minho.