O pão artesanal em forno a lenha que o Zé Grilo ensina pacientemente como fazer. O porco preto que vem do talho vizinho com produção própria. O peixe fresco que a peixeira Rosa conhece como ninguém. Os vinhos da Herdade do Cebolal. Os legumes, frutos e licores do Sr. Horácio. Os cocktails de gin alentejano servidos no montado. 

Para fazer mostra da rede de parceiros da região onde está inserido, o Alentejo, o restaurante À Terra, em Santiago do Cacém, apresenta a 20 e 21 de março a primeira edição do “À Terra Equinox - Santiago”.

Um fim de semana gastronómico que inclui, entre outros momentos, estada de duas noites no Santiago Hotel Cooking and Nature, unidade onde o restaurante se insere, almoço e dois jantares.

Em Santiago do Cacém o fim de semana gastronómico vai mimar a cozinha alentejana
Daniel Censi, chefe de cozinha do restaurante À Terra. Amuse Bouche

O chefe de cozinha anfitrião do À Terra, Daniel Censi, terá ao seu lado, para além dos produtores e cozinheiros locais com quem trabalha diariamente, cinco jovens chefes portugueses: Pedro Pena Bastos (novo restaurante do Ritz Lisboa, a anunciar em breve) António Galapito (Prado, Lisboa), Gil Fernandes (Fortaleza do Guincho, Cascais, 1 estrela Michelin), Bernardo Agrela (East Mambo, Lisboa) e Gonçalo Queiroz (Origens, Évora).

Para além das criações originais dos chefes com ingredientes locais, haverá lugar para provar o pão alentejano ou para conhecer melhor a técnica tradicional da cocaria (uma antiga forma de cozinhar no campo em panelas de barro ao lume).

O sábado, 21 de março, começa bem cedo com um pequeno-almoço criado por Daniel Censi com produtos locais. Segue-se um almoço pelas mãos de Bernardo Agrela, Gonçalo Queiroz e Daniel Censi no cenário da Herdade do Cebolal, um cocktail na destilaria do gin alentejano Black Pig e um jantar elaborado por António Galapito, Daniel Censi, Gil Fernandes e Pedro Pena Bastos no restaurante.

A experiência estará aberta ao público, pelo valor de 340 euros (por pessoa) ou de 480 euros (duas pessoas) e inclui estada de 20 a 22 de março (com pequeno-almoço).

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.