Patrícia Borges é professora da Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar (Instituto Politécnico de Leiria) e presença assídua em workshops e showcookings sempre que se fala em peixe.

A receita de almôndegas de cavala não tem aditivos e surgiu a partir de uma proposta feita a Patrícia Borges pela Receituarium, empresa de Peniche que irá assegurar a sua produção e comercialização junto das superfícies comerciais, de cantinas escolares e de empresas. Patrícia Borges já tinha concebido os hambúrgueres de cavala, que são comercializados pela mesma empresa. A responsável pela receita considera que estes produtos «podem vir a ter um impacto muito positivo nos hábitos de alimentação dos portugueses em especial das crianças, que normalmente preferem a carne ao peixe, daí o objetivo de distribuir estes produtos nas cantinas escolares».

A cavala é um peixe rico em vitamina A, B6, B12, C, D, E, bem como sais minerais como cálcio, ferro, magnésio, fósforo, potássio, sódio e selénio. Integra a classificação de “peixe azul”, sendo rica em “ácidos gordos ómega 3, que aumentam o colesterol bom (HDL) e diminuem o mau (LDL)», esclarece Patrícia Borges. Além do elevado valor nutricional da cavala, a docente destaca a facilidade e rapidez com que o produto poderá ser confecionado em casa. Acrescente-se que o consumo de cavala permite contribuir para escoar a sua captura, apresentando um elevado índice de sustentabilidade ambiental para a região de Peniche.

As almôndegas de cavala ficarão disponíveis brevemente, em embalagens de um quilo, em três variedades: somente pescado, vegetais e especiarias.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.