Com um leque de propostas gastronómicas diversificadas, que evocam sabores do mar, o livro apresenta várias sugestões de receitas confecionadas com conservas Nuri, desde tapas, saladas, quiches, até massas picantes.

Escritas por Anna Burghardt e desenvolvidas pelo chef Andres Stirn, as receitas Nuri presentes no livro são complementadas com histórias sobre a vida quotidiana na fábrica Pinhais. É um mergulho na azáfama da lota de Matosinhos, onde é selecionada a sardinha com origem na costa Atlântica.

o grande livro de receitas da nuri
créditos: Conserveira Pinhais

O pescado chega fresco à fábrica de conservas Pinhais e segue para a salmoura para equilibrar o sabor. Depois, o peixe é cortado manualmente e cozinhado a vapor, num forno centenário, um processo tradicional. Já cozido, o pescado está pronto para entrar nas latas, a que se juntam ingredientes como o azeite, pepino, malagueta, cenoura, cravinho, pimenta-preta e louro. Seguem-se o enlatamento, a esterilização e a maturação das conservas.

Editado em três línguas: português, inglês e alemão, "O grande livro de receitas de sardinhas Nuri" pode ser adquirido no Museu-Vivo “Conservas Pinhais Factory Tour”, em Matosinhos, e ainda na loja online da Pinhais, pelo preço unitário de 35 euros.

Um bocadinho de gossip por dia, nem sabe o bem que lhe fazia.

Subscreva a newsletter do SAPO Lifestyle.

Os temas mais inspiradores e atuais!

Ative as notificações do SAPO Lifestyle.

Não perca as últimas tendências!

Siga o SAPO nas redes sociais. Use a #SAPOlifestyle nas suas publicações.