O "Cozinhar com Amor" por Portugal de lés a lés entrou na reta final. Nos dois últimos dias percorremos aa zona saloia de Sintra. A última família selecionada para "Cozinhar com Amor" vive em Colares, bem no meio do Pinhal. Começamos por nos abastecer com produtos biológicos, em locais que admiramos. Fomos à Ericeira ao supermercado biológico Be U. Um local onde se respira amor, que vimos nascer e agora a crescer, tendo sempre como princípios a alimentação biológica e um estilo de vida saudável e sustentável.

Daqui “passeamos” ao longo do mar, passando pela linda aldeia de Azenhas do Mar e acabando na Praia Grande, já perto do local onde habita esta linda família.

“A alimentação de cada um de nós é um ato de responsabilidade para com o planeta”
“A alimentação de cada um de nós é um ato de responsabilidade para com o planeta”
Ver artigo

Ainda, antes de ir preparar mais um jantar com amor, tivemos tempo de passar na Cooperativa 7 nomes, da querida Isabel Castanheira, que já está há dez anos neste local com as mais diversas atividades, sempre com foco na agricultura biológica e na sustentabilidade.

Chegamos, entretanto, a mais uma casa de família, onde nos receberam de braços abertos. A Anabela Trindade estava mesmo feliz por nos receber. Criámos magia, ensinámos, cozinhámos, adaptámos e mais um jantar decorreu durante horas, em que o tempo não teve tempo. Preparamos hambúrgueres de grão-de-bico e sopa de millet, entre muitos outros cozinhados que fizeram as nossas e as delícias desta família. Obrigado por todo o amor e carinho que nos deram e por serem mais uns amigos que ficam no coração.

“A alimentação de cada um de nós é um ato de responsabilidade para com o planeta”

Saímos de coração cheio e a Zeninha, tal como nós, já com soninho dormiu por Sintra.

No dia seguinte acordamos e quis o universo que os papéis se invertessem. A Cristina David, do Organic by João sem Medo, convidou-nos para tomar o pequeno-almoço na sua casa, com a sua família e nutriu-nos com os seus alimentos de qualidade, todos handmade.

Preparou tudo de uma forma incrível sem lacticínios, açucares refinados e claro está tudo biológico. A Cristina faz arte e alquimia com a sua comidinha. Foi um pequeno-almoço incrível com pão de arroz preparado por ela, entre outras deliciosas iguarias. Soube mesmo bem ser nutrida e mimada. Senti-me como uma princesa.

“A alimentação de cada um de nós é um ato de responsabilidade para com o planeta”

De seguida fomos visitar à Quinta Molha Pão, de agricultura biológica que fica em Belas - Sintra. Aqui a paixão pelo biológico faz-se sentir pelas mãos do Gonçalo e da sua equipa, que todos os dias tratam a terra de uma forma apaixonada. Podem aqui comprar cabazes para as vossas casas e ficam de certeza bem servidos. A quinta é muito bonita e está tão integrada no meio da natureza que nem parece que estamos tão perto da cidade.

Dias intensos e um final feliz

O "Cozinhar com Amor" por Portugal de lés a lés terminou em celebração com um showcooking na Feira do Livro de Lisboa. A plateia estava atenta e interessada pelos conceitos de uma alimentação consciente e natural e claro está por degustar as iguarias que fizemos nessa tarde.

Decidi, para este showcooking, fazer algo que nunca tinha feito. Não usei o fogão. Usei apenas a varinha mágica e a minha faca favorita. Fizemos Tapenade (patê de azeitona), o famoso pesto e uma maionese de tofu para comer com palitos vegetais crus e pão de espelta e Kamut.

“A alimentação de cada um de nós é um ato de responsabilidade para com o planeta”

Devia estar tudo delicioso, a julgar pela velocidade com que desapareceu. Eu não consegui sequer provar o que tinha feito, mas fico feliz que assim tenha sido.

Andar por Portugal a levar a casa dos Portugueses uma alimentação consciente e natural, foi incrível e deixou um sentimento inexplicável.

Estes doze dias foram muito intensos e cheios de vivências especiais, cheios de amigos novos. Visitámos 12 locais diferentes de Norte a Sul de Portugal, sempre a cozinhar em casa de famílias.

Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão. A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele de quem o faz.

Parámos para abastecer e visitar noutros tantos. Nutrimos com uma refeição completa, consciente e natural mais de 150 pessoas, pois todas as famílias tinham sempre convidados.

Cozinhámos durante 12 dias sempre receitas do galardoado livro “Cozinhar com Amor”. Percorremos mais de três mil quilómetros na Zeninha. Portugal é pequeno, mas tem tantos locais maravilhosos para se conhecer.

Dormimos sempre com milhares de estrelas, sempre na nossa Zeninha. Foram 12 dormidas nos mais belos locais de Portugal.

“A alimentação de cada um de nós é um ato de responsabilidade para com o planeta”

Fizemos centenas de amizades. Conhecemos novos projetos sustentáveis e bio, como supermercados, quintas de agricultura biológica, produção de óleos essenciais.

Empreendemos workshops, palestras, rádio, televisão. Oferecemos a todas as famílias um Kit de cosmética biológica gentilmente patrocinado pela Organii Bio, porque a nossa pele também é um órgão de nutrição, e uma Garrafa de BPA free oferecidas pela Chanson Portugal, que também nos emprestou um ionizador para levar a todas as casas água com a qualidade alcalina, ionizada e antioxidante.

Montámos sempre as mesas com a nossa louça orgânica, aBiofamily by Barru, porque tudo o que fazemos conta para um planeta mais limpo e sustentável. Assinei dezenas de livros “Cozinhar com Amor” agora com o selo do reconhecimento Internacional do Gourmand Awards.

Muita coisa aconteceu, apenas em 12 dias. Agora, chegou ao final o nosso périplo por Portugal, a nutrir e a estimular os Portugueses a adquirirem hábitos de vida e uma alimentação saudáveis. Nós estamos de coração cheio e com sentimento de missão cumprida.

Alguém disse uma vez, "Não há no mundo exagero mais belo que a gratidão. A gratidão de quem recebe um benefício é sempre menor que o prazer daquele de quem o faz”. E assim é. Nós estamos imensamente gratos.

Obrigada a todos e já sabem…

Atrevam-se a ser diferentes!

Vivam conscientes!

Daniela Ricardo

Newsletter

Receba o melhor do SAPO Lifestyle diariamente no seu email.

Notificações

Os temas mais inspiradores e atuais estão nas notificações do SAPO Lifestyle.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.